Home > Dicas

Apple: como fazer, editar e salvar capturas de tela no Mac

Explicamos as várias formas de fazer uma screenshot em um Mac e como editá-las depois em seu dispositivo

David Price, da Macworld (Reino Unido)

06/04/2019 às 12h35

Foto: Shutterstock

A maneira mais básica para fazer uma captura de tela em um Mac é usando as teclas Command + Shift + 3, mas muitas outras opções estão disponíveis quando se vai mais a fundo no sistema operacional da Apple. Neste artigo, mostramos como fazer screenshot no seu Mac, para depois editar e salvar. Os métodos aqui funcionam em todas as versões do Mac OS X ou MacOS, mas existem alguns novos recursos adicionais no Mojave que também serão abordados.

As capturas de tela são salvas na sua área de trabalho por padrão, embora você possa alterar onde as capturas de tela são salvas. Geralmente, a captura será salva como um arquivo .png, que você pode abrir em Visualizar ou em um programa semelhante de visualização de imagens e, em seguida, Salvar Como com uma extensão de tipo de arquivo diferente. Existem outras maneiras de alterar o formato em que sua captura de tela é salva abaixo.

Como fazer capturas da tela inteira

Quer salvar uma imagem que está em sua tela (se você tiver mais de uma tela, ambas?) É muito simples:

1. Pressione Command + Shift + 3.

2. Você poderá ouvir um som de um obturador de uma câmera.

3. Por padrão, a captura de tela aparecerá em sua área de trabalho (explicaremos como alterar onde a captura de tela é salva mais tarde neste artigo).

Você provavelmente não quer capturar a tela inteira. O mais provável é que você queira mostrar a alguém uma única coisa interessante que uma de suas aplicações está fazendo, ou você desejará destacar uma área específica da sua tela para tornar algo óbvio para a pessoa para a qual você está fazendo a captura de tela, o que leva a nossa próxima opção.

Como fazer capturas uma área da tela

Se você quiser, pode optar por fazer uma captura de uma área selecionada da tela, em vez de fazer a coisa toda. Esse é o nosso método padrão.

1. Pressione Command + Shift + 4.

2. Você verá uma cruz aparecer em sua tela com alguns números, como ilustrado acima. Arraste esses cruzamentos pela área da tela que você deseja capturar, como abaixo, para que eles formem um retângulo em torno do que você deseja “selecionar”. Para fazer isso, clique no botão do mouse ou pressione o trackpad e arraste diagonalmente da parte superior esquerda para a parte inferior direita (ou vice-versa).

3. Quando você tiver a área coberta pelo retângulo, solte o botão do mouse ou o trackpad e sua captura de tela será tirada.

4. Como mencionamos acima, a captura de tela aparecerá na sua área de trabalho como um arquivo .jpeg ou como um arquivo .png, rotulado como “‘Captura de tela’ [ano] - [mês] - [dia] at [hora]”. Se você estiver usando o Mojave, verá uma miniatura no canto inferior direito da tela, na qual você poderá clicar e editar imediatamente.

Dica: uma vez que a mira aparecer, você pode soltar as teclas do teclado. Depois de clicar no botão do mouse e começar a arrastar o cursor, pressione Space, e você poderá mover a área selecionada. Segure a tecla Shift e você poderá movê-la apenas horizontalmente.

Dica 2: pressione Escape a qualquer momento para abortar a captura. Nenhuma imagem será gerada ou capturada.

Como fazer capturas de um tamanho específico

Você pode quase ver, na imagem acima, que existem dois números na mira que eu arrastei sobre o espaço de tela desejado (perto do canto inferior direito). Estes são números de pixels. No caso acima, 1.073 por 660.

Depois de clicar e começar a arrastar a janela de seleção pela seção desejada da tela, os números começarão a mostrar o tamanho do espaço selecionado, o que pode ser útil se você quiser uma captura de tela de 800 pixels por 450 ou um quadrado perfeito por exemplo. Aqui está um olhar mais atento ao que você verá ao fazer uma captura de tela do Mac: se lançássemos o botão do mouse nesse ponto, capturaríamos uma captura de tela medindo 119 pixels por 70.

Então, se você quiser fazer uma captura de tela de uma área com largura e comprimento de pixels específicos, isso é o que você poderia fazer:

1. Pressione Command + Shift + 4.

2. Quando a mira aparecer na sua tela, arraste-a para cobrir uma área da tela que seja igual à largura e profundidade do pixel que você precisa. Não se preocupe muito com o quão bem você cobre a área que deseja selecionar.

3. Antes de soltar o botão do mouse/trackpad, pressione a barra de espaço, então você pode mover a caixa ao redor da tela até ter a área coberta que deseja capturar.

4. Quando estiver satisfeito com sua seleção, solte o botão do mouse/trackpad.

Como capturar várias imagens que são do mesmo tamanho

Se você costuma tirar fotos do mesmo tamanho – por exemplo,  usamos imagens de 1.600 x 900, o que tende a ser nosso padrão, você pode configurar suas miras com antecedência usando Command + Shift + 5. Veja como:

1. Pressione Command + Shift + 5.

2. Quando a mira aparecer na sua tela, arraste-a para cobrir uma área da tela que seja igual à largura e profundidade do pixel que você precisa. Você não precisa se preocupar muito com o quão bem você cobre a área que você quer capturar, porque uma vez que você solta o botão do mouse, você será capaz de mover a caixa ao redor da tela até que tenha a área coberta que deseja capturar.

3. Quando estiver satisfeito com sua seleção, clique em Capturar (se estiver usando o Mojave).

Como fazer uma captura de uma janela

E se você quiser enquadrar ou capturar uma única janela na sua área de trabalho?

1. Pressione Command + Shift + 4.

2. Quando a mira aparecer, pressione Space.

3. Posicione o cursor sobre a janela (será destacado) e clique com o mouse ou pressione o trackpad. Você verá um ícone de câmera e a janela principal ficará cinza.

4. Escolha a janela que você deseja e clique com o mouse. Uma captura de tela da janela (completa com sombra) aparecerá na sua área de trabalho.

Clique para tirar apenas uma captura de tela desta janela – e a imagem resultante também terá um bom efeito de sombra.

Como fazer uma captura de uma janela sem sombra

1. Pressione Command + Shift + 4.

2. Quando a mira aparecer, mantenha pressionada a tecla Alt/Option e pressione Space + Alt.

3. Posicione o cursor sobre a janela (será destacado em azul) e clique.

4. A captura de tela da janela (sem sombra) aparecerá na sua área de trabalho como .png.

Adicionar a tecla Option (ou Alt) lhe dará um resultado final sem sombras. Você vai sentir como se seus dedos estivessem jogando Twister, mas funciona.

Como fazer uma captura de um menu suspenso

A mesma técnica pode ser usada para capturar os menus. Abra o menu que você deseja capturar a tela, aperte Command + Shift + 4, pressione Space e mova o ícone da câmera sobre o menu suspenso.

1. Pressione Command + Shift + 4.

2. Quando a mira aparecer, pressione Space.

3. Posicione o cursor sobre o menu suspenso e clique com o botão esquerdo.

4. A captura de tela do menu suspenso aparecerá na sua área de trabalho.

Você obterá uma captura de tela do menu, embora não inclua o título na parte superior da lista suspensa – para a captura de tela, será necessário usar o Command + Shift + 4 padrão e julgar a seleção por olho.

E isso não para por aí. Você pode usar a mesma técnica para fazer capturas de tela de outros móveis de tela que você pode não considerar como janelas. Aqui está uma captura de tela do nosso Dock, que pegamos da mesma maneira – Command + Shift + 4 e depois Space:

Você também pode capturar a barra superior, certos elementos da barra superior no lado direito ou todos os ícones na área de trabalho com a barra superior, sem o Dock e a imagem do papel de parede.

Como fazer capturas de telas usando o cronômetro

Para fazer uma captura de tela cronometrada no Mojave:

1. Pressione Command + Shift + 5.

2. Clique em Opções.

3. Em Temporizador, escolha 5 ou 10 segundos.

4. Agora, escolha o tipo de captura de tela que você deseja fazer. Tela inteira, parte selecionada, janela selecionada.

5. Você verá um temporizador iniciar. Quando chegar a zero, sua captura de tela será tirada.

Dessa forma, você pode fazer uma captura de tela de algo que precisa controlar – você não pode fazer duas coisas ao mesmo tempo, o que significa que você pode configurar a captura de tela para ser executada e então fazer o que quiser para capturar.

Se você estiver com uma versão mais antiga do MacOS ou do Mac OS X, use o Grab para fazer uma captura de tela cronometrada. Pressione Command + Space e comece a digitar Grab, ou pesquise na pasta Utilidades (que você encontrará na pasta Aplicações).

1. Abra o Grab.

2. Clique em Capturar > Tela Temporizada.

3. Clique em Começar Temporarizador.

4. Um mostrador vermelho começará a ser preenchido ao lado do ícone da câmera para mostrar quanto tempo resta antes que a tela seja capturada.

5. Isso só permitirá que você grave uma tela inteira – mas você pode editar posteriormente a captura para focar em um elemento em particular, se desejar.

Inicie o Grab e clique em Capturar no menu superior; você verá opções para as capturas de tela usuais (uma pequena Seleção, uma Janela ou a Tela inteira, cada uma com um atalho que você pode usar para acessá-lo no futuro), mas também inclui a opção útil de capturas de tela cronometradas (selecione Tela Cronometrada), para quando você desejar configurar uma captura e, em seguida, ativar o que você deseja capturar. O temporizador é de 10 segundos.

Como fazer capturas de imagens em JPEG ou TIFF no Mojave

Como a Apple removeu o Grab com a atualização para o Mojave, ela também removeu uma maneira muito simples de salvar uma captura de tela em JPEG ou TIFF. A maneira mais fácil de alterar o formato em que sua captura de tela é salva seria abri-la em um aplicativo de edição de fotos, como Fotos, Visualizador ou Photoshop e Salvar Como.

No entanto, se você está se sentindo confiante o suficiente, você pode fazer uma alteração no Terminal, o que significa que seu Mac sempre salvará uma captura de tela em formato JPG, por exemplo.

1. Abra o Terminal (pressione Space + Command e comece a digitar Terminal).

2. Cole o seguinte: default write com.apple.screencapture type jpg

3. Pressione Retornar.

4. Você precisará reiniciar o seu Mac para que as alterações tenham efeito.

Nas versões mais antigas do MacOS, você pode usar o Grab para salvar capturas de tela em JPEG em vez de arquivos PNG. Também é possível optar por salvar suas fotos como PNG ou TIFF.

1. Abra o Grab.

2. Clique em Capturar, escolha entre Seleção, Janela, Tela ou Tela Cronometrada (mais sobre essa opção a seguir).

3. Se você quiser fazer uma captura de tela de uma Janela, clique nessa Janela.

4. Você ouvirá um som do obturador da câmera e a captura de tela aparecerá para que você possa nomeá-la e escolher onde salvá-la.

Onde as capturas de tela são salvas no Mac?

Por padrão, as capturas de tela do Mac são salvas na área de trabalho. No Mojave, você pode escolher uma variedade de outros lugares onde sua captura de tela pode ser salva. Contudo, se você usar um aplicativo como o Grab (disponível em versões anteriores do MacOS) para tirar suas capturas de tela, elas podem acabar em outro lugar. O Grab provavelmente salvará a captura de tela na sua pasta Documentos – e, se você não alterar o nome da imagem, ela será salva como Sem título.

É possível alterar onde as capturas de tela são salvas no Mojave:

1. Pressione Command + Shift + 5.

2. Encontre o local que você deseja salvar na seção Salvar em.

3. Ou, se você quiser salvar a imagem em outro lugar, escolha Outro local.

Como editar uma captura de tela

Um dos novos recursos mais úteis no Mojave é a capacidade de editar capturas de tela sem abrir um aplicativo para fazer isso. Quando você faz uma captura de tela no Mojave, uma miniatura dela aparecerá no canto inferior direito da tela. Para editá-lo, faça o seguinte:

1. Clique na miniatura.

2. Isso abrirá as ferramentas de marcação para desenhar, realçar, adicionar formas, caixas de texto e até mesmo adição da assinatura à captura de tela.

3. Você também pode girar ou cortar a imagem.

4. E você pode clicar no botão Compartilhar para escolher opções como Correio, Mensagem ou adicionar para Fotos.

Solução de problemas: as capturas de tela estão em branco

Esta não é uma ocorrência incomum, infelizmente. Se você seguiu cuidadosamente as instruções acima e tem certeza de que a seleção, a janela ou a tela destinada à captura de tela continha elementos gráficos, mas que agora não estão aparecendo na imagem capturada, há chances de que o software que você estava usando tem escolhido especificamente bloquear funções de captura de tela. Você é capaz de contornar o problema usando um software diferente que faz a mesma coisa.

Solução de problemas: a captura de tela no Mac não funciona

Se você está fazendo capturas de telas e elas não estão aparecendo na sua área de trabalho, pode ser que você esteja pressionando acidentalmente a tecla ctrl ao mesmo tempo – o que copiaria a foto para o pasteboard. Se não for tão simples assim, vá para Preferências do Sistema > Teclado > Atalhos e verifique se os atalhos estão ativados em Capturas de Tela. Outra possibilidade é que os atalhos usuais tenham sido atribuídos a outra coisa, então verifique novamente também nas Preferências do Sistema.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail