Home > Notícias

Apple compra companhia de buscas de aplicativos Chomp

Confirmada pelo WSJ, aquisição poderia ser utilizada pela companhia na cada vez mais cheia App Store; negócio ficou na casa dos US$50 mi, segundo Bloomberg

Macworld / EUA

24/02/2012 às 15h07

Foto:

A Apple confirmou nesta quinta-feira, 23/2, que comprou a Chomp, uma empresa que oferece um app para realizar buscas inteligentes na App Store da própria “maçã”. De acordo com a Bloomberg, a Apple desembolsou 50 milhões de dólares pelo negócio.

O aplicativo Chomp para iPhone (gratuito) realiza buscas por aplicativos na App Store. A Chomp afirma que seu software utiliza “um algoritmo proprietário que aprende as funções e os tópicos dos apps”, que, segundo a companhia, ajuda na busca dos usuários por apps com base em sua verdadeira funcionalidade, não apenas seus nomes. O app também lista apps gratuitos do dia e aplicativos “da moda”, e oferece navegação em apps por categorias únicas que não existem na App Store, como por exemplo “Star Trek” e “Sem Glúten”. 

Primeiramente noticiada pelo TechCrunch, e depois confirmada pelo Wall Street Journal, a aquisição do Chomp pela Apple acontece em um momento em que as prateleiras virtuais de apps da companhia estão populares e cheias como nunca. Em breve, a loja atingirá a marca de 25 bilhões de downloads. Atualmente, a loja possui mais de 500 mil apps.

Geralmente, a Apple não oferece maiores detalhes sobre seus planos para as companhias que compra, como aconteceu com o Siri. Mas a explicação aparentemente óbvia por trás da compra da Chomp é que a Apple percebe – como muitos de seus clientes e desenvolvedores terceirizados – que, à medida que cresce o número de apps na App Store, fica mais e mais difícil descobrir novos programas na loja online.

Enquanto isso, o site especializado 9to5Mac informa que o CEO da Chomp, Ben Keighran, já começou a trabalhar no departamento de marketing do iTunes, e que a CTO da empresa, Cathy Edwards, agora é uma engenheira sênior do iTunes. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail