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Apple compra Topsy e ganha acesso ao big data gerado pelo Twitter

Empresa é especializada em analisar social data na Web, especialmente todos os posts do Twitter. Transação é estimada em mais de US$ 200 milhões

Da Redação *

03/12/2013 às 9h25

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A Apple, segundo notícia publicada no The Wall Street Journal, adquiriu a Topsy Labs, empresa de analytics de social media que tem ferramentas para coletar e analisar os dados gerados pelos streamings de posts do Twitter. Segundo o jornal, a Apple teria pago mais de US$ 200 milhões pela Topsy.

A companhia oferece uma série de ferramentas de análise de dados gerados na Web pela mídia social e utiliza esses dados para fazer análise de sentimento e comportamento dos consumidores. Profissionais de marketing podem, por exemplo, utilizar as ferramentas da Topsy para medir o sucesso de campanhas de publicidade identificando idéias e opiniões ao longo do tempo e fazendo buscas e análise de hashtags geradas por vários anos.

A Topsy é uma das únicas empresas que tem acesso ao chamado "firehose" do Twitter - que é constituído do stream (corrente) completo de todos os tweets postados no serviço. Outras empresas nesse segmento são a DataSift e a Gnip, que analisa e revende dados para os seus clientes, segundo o jornal.

A quantidade de dados do Twitter nas mãos da Topsy é imensa. No início deste ano a empresa anunciou que teria indexado o arquivo completo de todos os tweets públicos gerados no Twitter desde 2006. Estrategicamente, a Apple poderia utilizar esses dados para fazer melhor uso das atividades da redes sociais como insights para o desenvolvimento de seus produtos, similar ao que empresas como o Facebook fazem hoje.

Uma porta-voz da Apple confirmou ao WSJ sobre o acordo, mas não fez mais comentários. "A Apple compra pequenas empresas de tecnologia de tempos em tempos e nós geralmente não discutimos nossos planos ou propósitos", disse a porta-voz.

*Com reportagem de Zach Miners - IDG News Service

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