Home > Notícias

Apple confirma a volta de Steve Jobs

Executivo retorna ao comando da empresa, seis meses após afastamento

IDG News Service/EUA

29/06/2009 às 16h41

Foto:

Agora é oficial. O principal executivo da Apple, Steve Jobs, voltou a assumir seu cargo de Chief Executive Officer (CEO) após seis meses de afastamento por motivos de saúde, que culminaram com um transplante de fígado, informou a fabricante de computadores nesta segunda-feira (29/6). Na semana passada, a notícia de sua volta já tinha sido anunciada (veja reportagem Steve Jobs volta ao trabalho), mas não confirmada pela empresa. A volta de Jobs era esperada até o final de junho, informaram funcionários da empresa na semana passada.

Jobs vai trabalhar alguns dias da semana no escritório da Apple e outros dias em casa, informou Katie Cotton, porta-voz da Apple, por e-mail. "Estamos muito felizes em tê-lo de volta", ela comentou.

Steve Jobs, que já se recuperou de um câncer no pâncreas há alguns anos, se afastou da Apple em janeiro deste ano citando problemas de saúde - o comando da empresa ficou a cargo de Tim Cook, diretor de operações da Apple.

Ao se afastar, Jobs informou ter sido diagnosticado com um problema de desequilíbrio hormonal que gerou uma perda de peso repentina. Os problemas, entretanto, eram "mais complexos" do que o imaginado inicialmente, disse o líder da Apple em um memorando aos funcionários da empresa.

Jobs teve de ser submetido a um transplante de fígado de urgência, informou o Instituto de Transplantes do Hospital da Universidade Metodista do Tennessee, na semana passada, ressaltando que Jobs estava se recuperando bem da cirurgia.

A volta de Jobs deve acalmar o mercado após a surpresa dos investidores com a gravidade de seu estado de saúde - muitos questionaram a decisão da Apple de não divulgar a real condição médica de seu principal executivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail