Home > Notícias

Apple consegue licença e chineses poderão usar Wi-Fi no iPhone

Empecilho para usar rede era licença do protocolo de segurança chinês, que foi concedida nesta semana para a companhia por reguladores do país

IDG News / China

09/07/2010 às 12h18

Foto:

A Apple parece ter dado mais um passo para entregar um iPhone com capacidade Wi-Fi no mercado chinês.

Nesta semana, reguladores chineses concederam uma licença para um iPhone da Apple equipado para utilizar o protocolo de segurança wireless desenvolvido na China, o WAPI ( WLAN Authentication and Privacy Infrastructure). O órgão chinês TENAA (Telecommunications Equipment and Certification Center) publicou fotos do telefone, que parece ser um iPhone 3G, em seu site.

Com essa licença, o telefone agora pode ser vendido na China, sugerindo que deve ser lançado em breve.

Representantes da Apple e da China Telecom, operadora local selecionada pela companhia como sua parceira, não comentaram as capacidades do aparelho, nem uma provável data de início das vendas.

iphone3g_foto.jpg

Finalmente os chineses poderão utilizar Wi-Fi em seus iPhones.

No ano passado, quando os iPhones entraram oficialmente no mercado chinês, a Apple teve de desabilitar suas capacidades Wi-Fi para cumprir as leis chinesas. Na ocasião, os reguladores chineses só permitiriam acesso wireless para telefones móveis usando o protocolo chinês de segurança, o WAPI.

A notícia sobre a concessão da licença coincide com a abertura da segunda loja de varejo da Apple no país. Localizada em Xangai, a loja dará as boas-vindas aos clientes pela primeira vez no próximo sábado, 10/7.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail