Home > Notícias

Apple consegue patente para fabricar um smartwatch com tela touch

O escritório de patentes e marcas dos EUA garantiu à empresa os direitos sobre a tecnologia de um dispositivo eletrônico de pulso que aparece com o nome de iTime

Martyn Williams - IDG News Service

22/07/2014 às 17h20

smartwatch apple1 520.jpg
Foto:

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre os planos da Apple de entrar no mercado de smartwatchs, elas ficaram por terra hoje. O Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (U.S. Patent and Trademark Office - USPTO) concedeu à empresa os direitos sobre a patente de número 8.787.006 que se refere a um dispositivo de pulso, com tela touch e habilidade de se comunicar com um smartphone.

O pedido de patente foi feito pela Apple em julho de 2011 e no formulário de descrição está escrito que "a invenção se refere a um relógio de pulso eletrônicos". O documento que foi divulgado hoje não oferece muitos detalhes de que tipo de produto comercial é possível esperar da Apple, mas dá algumas pistas do que ia pela cabeça da companhia em 2011.

Ele descreve uma "pulseira eletrônica para ser usada no pulso" que tem um receptáculo "para um dispositivo eletrônico móvel". O tal dispositivo móvel é descrito como sendo um módulo com um pequeno visor que poderá ser preso à pulseira quando necessário.

smartwatch apple_2 520

O módulo com display é um dispositivo móvel que funciona independente da pulseira. Quando colocados juntos, dispositivo e pulseira formam um relógio inteligente que pode se comunicar com um segundo dispostivo como um smartphone, um tablet ou um computador desktop, descreve o documento.

A pulseira inclui sensores haptic que permitem controlar funções com movimentos "do braço ou do pulso de uma pessoa e serem configuradas de acordo com cada usuário". "Por exemplo, para um usuário um movimento horizontal de braço poderia cancelar a entrada de uma ligação telefônica, enquanto que para outro, o cancelamento se daria com um toque na tela".

Em vários desenhos que acompanham a patente, o relógio aparece com a marca "iTime", embora esse nome não tenha sido registrado como marca junto ao  USPTO.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail