Home > Notícias

Apple continua sendo marca mais valiosa do mundo, diz pesquisa

Empresa está em primeiro lugar no ranking 2013, avaliada em US$ 185 bi. Seguida de Google e IBM. Novidade é a volta da Yahoo na lista

Silvia Bassi

21/05/2013 às 18h57

brandz_top100_2013_435.jpg
Foto:

O ranking das 100 marcas mais valiosas - BrandZ™ Top 100 Most Valuable Global Brands-  foi liberado nesta terça-feira (21/05) e inclui nos três primeiros lugares Apple, Google e IBM, respectivamente. Nesse caso, uma troca de cadeiras, já que no ano passado IBM estava em segundo lugar e Google em terceiro. A lista é formada por empresas de múltiplas áreas e atividades da economia incluindo tecnologia, comércio e serviço

A Apple manteve o primeiro lugar no ranking de 2013 avaliada em 185
bilhões de dólares. Mas cresceu apenas 1% em valor comparado com o
estudo de 2012, enquanto que sua arquiinimiga Samsung subiu 25 degraus
no ranking, ocupando o 30o lugar em 2013, com valor de marca de 21
bilhões de dólares.

Outra marca a ter de se cuidar é o Facebook, que ocupa este ano o 31o
lugar da lista, avaliada em 21,2 bilhões de dólares, com uma queda de
36% na avaliação (em 2012 a marca estava em 19o lugar).

Séria candidata a "roubar" o primeiro lugar da Apple, a Google reverteu
uma tendência de queda no ano passado e cresceu 5% seu valor de marca,
estimado pelo BrandZ em 114 bilhões de dólares. A IBM, em terceiro
lugar, vale 112 bilhões de dólares e a Microsoft, que saiu do quinto
lugar em 2012 para o sétimo lugar em 2013, está avaliada em 69,8 bilhões
de dólares.

A Yahoo está de volta à lista das 100 marcas mais valiosas do planeta, da BrandZ, depois de ter figurado no ranking pela última vez em 2009. A empresa ocupa do 92o lugar do ranking, com valor de marca estimado em 9,83 bilhões de dólares.

Embora o estudo tenha se completado em março deste ano, o impacto da presença de Marissa Mayer, nomeada CEO da empresa em julho de 2012 é, segundo a analista Charlene Li, da empresa Altimeter, responsável pela volta ao ranking. "A percepção dos consumidores cresceu desde então", diz a analista. "A liderança do Yahoo sabe o que quer fazer com a marca", completa.

O estudo BrandZ™ Top 100 Most Valuable Global Brands é encomendado pelo grupo de marketing e publicidade WPP e produzido pela Millward Brown Optimor há oito anos e é uma referência para avaliar quanto uma marca vale para o mercado. Ele utiliza como critérios a avaliação de potenciais compradores e atuais consumidores (entrevistou mais de 2 milhões de consumidores no mundo) juntamente com dados financeiros para chegar a um valor de mercado para a marca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail