Home > Notícias

Apple contrata especialista em segurança para cuidar do Mac OS X

Responsável pela plataforma Bitfrost de segurança do XO (o "laptop de US$ 100"), Ivan Krstić é contratado pela empresa para cuidar da segurança do núcleo do sistema operacional

Redação do IDG Now!

14/05/2009 às 12h19

Foto:

A Apple contratou Ivan Krstić, ex-diretor de arquitetura de segurança da organização One Laptop per Child (OLPC), para desenvolver sistemas que protejam o sistema operacional Mac OS X. O desenvolvedor confirmou a informação em seu blog.

Krstić foi o responsável por liderar o desenvolvimento do BitFrost, plataforma usada para garantir a segurança do sistema Sugar usado no XO, notebook educacional desenvolvido pelo grupo conhecido popularmente como "laptop de 100 dólares".

Para garantir a segurança online de crianças de países em desenvolvimento, foco principal dos laptops da OLPC, o Bitfrost faz com que cada programa seja rodado em sua própria máquina virtual com restrições no número de permissões.

O desenvolvedor trabalhará diretamente na segurança do núcleo do sistema operacional Mac OS X para criar soluções que tornem o programa usado por Macs e iPhones mais seguro, segundo a ZDNet.

Após se desligar da OLPC, em março, Krstić publicou em seu blog um post atacando seu fundador, Nicholas Negroponte, pela decisão de usar o Windows XP como sistema operacional padrão.

"Na verdade, eu saí quando Nicholas me disse - e não apenas para mim - que aprendizado nunca foi parte da missão" da OLPC, afirma o post.

A Apple não comenta oficialmente a contratação de Krstić ou sua função dentro da empresa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail