Home > Notícias

Apple cresce em corporações, mesmo sem estratégia

Segundo analista da Forrester Research, empresa conseguiu crescer de 1,2% para 4,5% sua participação no segmento empresarial nos últimos 18 meses.

IDG News Service

26/08/2008 às 15h53

Foto:

Mesmo sem adotar uma estratégia forte para o mercado corporativo, a Apple conseguiu quadriplicar sua participação no segmento durante os últimos 19 meses.

Atualmente, o sistema operacional da companhia, o Mac OS X, possui 4,5% de market share no mercado empresarial, segundo Bem Gray, analista da Forrester Research. Em janeiro de 2007, a Apple detinha apenas 1,2% do mercado, afirmou.

Leia também: 
> Apple passa Google em valor de mercado
> Chegou a hora de descartar o Windows?

Os números ficam mais impressionantes se for levada em consideração a aparente falta de vontade da companhia em crescer nesse mercado. “Eu não tenho visto nenhum movimento, por parte da Apple, de ataque a esse mercado”, diz Gray.

O analista atribui o crescimento do OS X nas corporações a um par de tendências que suportam uma à outra: a virtualização de clientes e o que Gray chama de “populismo tech”, que pode ser definido como o movimento feito pelos departamentos de TI das empresas de suportar um maior número de equipamentos e softwares.

“A virtualização contribui muito para isso, mas esse populismo é ainda mais forte. Existe uma mudança de mentalidade em curso na TI. As empresas estão alterando suas políticas porque, no final, querem que seus empregados sejam mais produtivos, por isso começam a aprovar o uso de ferramentas que eles podem estar usando em casa”, determina Gray.

Esse relaxamento se junta ao crescimento da virtualização de desktops. A partir do momento em que é possível rodar Windows em uma máquina da Apple, sobram poucos motivos para os CIOs banirem os Macs de suas empresas, explica Gray.

O analista espera que a Apple continue a apresentar um crescimento constante, mas lento, nos próximos 18 meses, período no qual Gray espera uma renovação dos PCs e migrações de sistemas operacionais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail