Home > Notícias

Apple cria novo conector para fones de ouvido USB-C e Lightning

Segundo site 9to5Mac, novo Ultra Accessory Connector será usado com acessórios para iPhone e iPad

IDG News Service

07/02/2017 às 11h32

8-pin-usb-cable.jpg
Foto:

Usuários de longa data dos produtos da Apple aceitaram (sem ter muita alternativa) que as atitudes da companhia em relação a conectividade - que usa tecnologia muitas vezes proprietária - nem sempre são as mais convenientes para o seu usuário.

Acaba então que você tem em mãos um iPhone sem entrada para fones de ouvido e investe em fones com conectores Lightning que funcionam bem e são lindos, mas devido a limitações de firmware do acessório, você não conseguirá usá-los com a porta USB-C em seu novo MacBook de 12 polegadas. 

De acordo com o 9to5Mac, há um novo tipo de conector à caminho. O site em questão diz que a Apple está trabalhando no que está sendo chamado de Ultra Accessory Connector (UAC), que deve ser usado com acessórios para iPhone e iPad. 

O UAC usa um conector 8-pin que mede 2.05 x 4.85mm, com formato similar aos conectores ultra mini USB. O 9to5Mac ainda reporta que a implementação do UAC em um gadget ainda requer menos espaço que o Lightning ou USB-C, que poderia ser a principal razão uma companhia iria querer usar o conector. 

Com a exigência de pouco espaço em mente, faz sentido que a implementação inicial do UAC através do programa de licenciamento Made-for-Iphone seja para seus fones de ouvido.

Companhias especializadas em acessórios podem fabricar o Lightning-to-UAC, USB-to-UAC, ou cabos 3.5mm-to-UAC.

O The Verge confirma que o UAC é real, mas que a Apple está simplesmente reposicionando um tipo de plug antigo, apontando que o conector 8-pin é o mesmo usado nas câmeras Nikon. O site ainda ressalta que o UAC não substituirá a porta Lightning em dispositivos iOS e que o UAC tornará os fones de ouvido Lightning e USB-C compatíveis com outros conectores. 

Já o Ars Technica afirma ter conversado com um representante da Apple, que informou que a companhia acrescentou a porta ao programa MFI baseado em pedidos por parte de licenciados. 

E você pode se perguntar o que significará para você, certo? O UAC soa como tecnologia necessária para tornar mais fácil usar os seus headphones USB-C e Lightning com outros conectores. Mas o contexto maior é que ser um usuário da Apple agora envolverá custos escondidos para cabos e adaptadores que você precisará considerar quando tomar sua decisão de compra de novo aparelho. 

 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail