Home > Notícias

Apple dá uma “trégua” para hackers que querem levar o Siri para versões antigas do iPhone

Update do sistema móvel iOS facilita a chegada do recurso exclusivo do iPhone 4S a outros produtos da fabricante

Macworld / EUA

16/12/2011 às 16h12

Foto:

As coisas ficaram um pouco mais fáceis e possivelmente mais próximas da legalidade para os hackers que tentar trazer o assistente pessoal Siri para outros aparelhos além do iPhone 4S, informa um famoso hacker do sistema iOS.

Uma atualização recente do iOS 5.01 (build 9A406) especificamente para o iPhone 4S torna possível explorar o sistema de arquivos do aparelho usando um Mac ou PC, de acordo vários tuítes do membro do hacker Musclenerd, que faz parte do grupo iPhone Dev Team.

O resultado é que um hacker poderia mais facilmente extrair e copiar os arquivos Siri do iPhone 4S sem precisar recorrer à piratariar. A razão que torna o sistema de arquivos mais acessível seria pelo fato de a Apple ter tornado possível obter as chaves de criptografia do sistema de arquivos.

Basicamente, a Apple "trancou a porta para o sistema de arquivos, mas deixou as chaves penduradas  na maçaneta". Antes, para acessar o sistema de arquivos do iOS, os hackers precisavam usar uma série de ferramentas de decodificação para passar pelas proteções de software. Não está claro se a Apple mudou suas políticas ou plano para fechar as coisas novamente com outro update do sistema.

Mas, pelo menos por enquanto, o Siri está mais acessível e não exige que os hackers “quebrem” a criptografia da Apple com ferramentas de pirataria. Como resultado, alguns críticos esperam que isso possa levar a um aumento no desenvolvimento não oficial do Siri.

Leia também:

- Siri: iPhone 4S chega ao Brasil com limitações em seu recurso mais interessante

iPhone4s300

Recurso de assistente pessoal da Apple é exclusivo do iPhone 4S

Nas últimas semanas, vários hackers afirmaram ter conseguido “crackear” o Siri para rodar em aparelhos iOS com jailbreak que não fossem o iPhone 4S. Lançado no início de dezembro, o hack H1siri alega conseguir levar o Siri para aparelhos iOS mais antigos. Mas muitos críticos aconselham os usuários a ficarem longe desse "hack", acusando o serviço de ser irregular e ter danificado seus aparelhos.

No final de novembro, outra adaptação do Siri chamada Siri0us também alegava levar o assistente pessoal da Apple para outros aparelhos iOS. Mas o Siri0us não está mais disponível, e assim continua a caçada por uma adaptação funcional do Siri para os fãs da Apple que não possuem o iPhone mais novo do mercado.

Para saber mais sobre o iPhone 4S, laçado dia 16/12 no Brasil, confira nosso review completo do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail