Home > Notícias

Apple demonstra suporte ao HTML5 do Safari

Empresa publicou página da internet com esse formato para demonstrar como ele funciona na versão Beta 4 do navegador

Jim Dalrymple, editor da Macworld - EUA

10/03/2009 às 10h35

Foto:

Com recurso de busca de histórico melhorado, Top Sites (que mostra miniaturas de sites) e controversas janelas com abas, concentrando a maior parte da atenção, usuários não deram muita bola ao suporte a HTML 5 indroduzido no Beta público da nova versão do navegador da Apple. HTML 5 é a mais nova Hypertext Markup Language – a linguagem padrão para a internet. Para quem não saber os desenvolvedores de web usam essa linguagem de programação para construir os sites que nós visitamos todos os dias.

O HTML 5 oferece suporte para tags de áudio e vídeo, dando a desenvolvedores uma forma fácil de entrar nos sites. A Apple promete suporte para tags de mídia HTML 5 entre outros novos padrões de última geração no Safari 4.

Um exemplo da implementação de HTML 5 é mais próxima do que se pensa. A Apple publicou uma página em seu site mostrando como o HTML 5 vai mudar o que podemos fazer com a web e como vai ficar no Safari. Se você abrir o site de boas vindas da Apple no Safari 4, vai ver várias coisas rolando. Por exemplo, há um ícone animado do Safari, áudio e vídeo, tudo unido pelo HTML 5 e tudo gerado dinamicamente.

A Apple também usou CSS 3 (Cascading Style Sheets usadas por desenvolvedores de web para apresentações de sites), para acrescentar reflexos e alterações gradativas nas página. Itens como reflexos são gerados dinamicamente e tags de áudio e vídeo de HTML 5 juntam toda a apresentação em uma.

O Safari não é o único navegador de internet que vai dar suporte ao HTML 5. O Firefox também anunciou planos para dar suporte para essa tecnologia em lançamentos futuros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail