Home > Notícias

Apple derrota HTC em novo round de briga por patentes

Decisão inicial da ITC determina que "maçã" não utilizou indevidamente tecnologias da rival, que promete recorrer; investigações tiveram início em maio de 2010

Macworld / EUA

18/10/2011 às 11h57

Foto:

A Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) decidiu nesta segunda-feira, 17/10, que a Apple não violou quatro patentes da fabricante rival HTC, que, por sua vez, já afirmou que pretende recorrer da decisão.

A HTC entrou com uma ação junto a ITC em maio do ano passado, alegando que a Apple havia violado patentes relacionadas a métodos de gerenciamento de energia e diretórios de números de telefone usados nos aparelhos móveis da companhia asiática.

Depois, a fabricante pediu que a Comissão proibisse a importação para os EUA de determinados produtos da Apple, que supostamente violassem suas patentes. O processo fez com que a ITC iniciasse as investigações em junho de 2010, que resultaram na decisão inicial publicada dia 17.

A HTC disse que ainda não havia recebido a opinião e análise completa das descobertas da ITC. Mas em uma declaração oficial, a diretora da empresa, Grace Lei, disse que “Esse é apenas um passo de muitos nesses procedimentos legais. Estamos confiantes que temos um caso junto a ITC para os processos de apelação e estamos totalmente preparados para proteger nossa propriedade intelectual.”

Até o fechamento desta reportagem, a Apple não havia respondido ao nosso pedido de comentário sobre o assunto.

Leia também:

- "iPhone já deixou de ser legal", diz presidente da HTC

- Samsung tenta impedir venda do iPhone 4S no Japão e na Austrália

Velhas conhecidas
A Apple e a HTC têm estado em disputas por patentes recentemente, com ambas as empresas pedindo para a ITC impedir as vendas dos produtos uma da outra.

A decisão de ontem significa outra negativa para a HTC, após uma derrota em outro caso contra a Apple.

No ano passado, a Apple entrou com um processo contra a HTC, alegando que a rival teria infringido suas patentes. Em julho, a ITC publicou uma determinação inicial a favor da Apple. Se essa decisão for mantida, a HTC pode ser impedida de importar telefones para os EUA.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail