Home > Notícias

Apple derruba suspensão de vendas do iPhone e do iPad na Alemanha

Companhia teve que retirar aparelhos de sua loja online no país após ação da Motorola; segundo BBC, "maçã" pagou nova licença para acabar com bloqueio

Da Redação

03/02/2012 às 15h04

Foto:

Pouco após receber uma suspensão de venda e retirar o iPhone e o iPad de sua loja online na Alemanha, a Apple conseguiu pôr fim ao bloqueio, informa o site da BBC. Realizada hoje, 3/2, a retirada dos aparelhos da companhia de sua loja online aconteceu por causa de uma ação judicial da Motorola, que acusa a rival de ter violado uma de suas patentes.

A Apple afirmou que “todos os modelos de iPhone e iPad estarão novamente à venda na loja online  na Alemanha em pouco tempo. A Apple entrou com uma apelação no caso porque a Motorola se recusou por repetidas vezes a licenciar essa patente para a Apple em termos razoáveis, apesar de tê-la declarado uma patente padrão da indústria há sete anos.”

Leia também:
iPad 3: o que esperar do novo tablet da Apple

10 revistas brasileiras gratuitas para ler no iPad

Apesar de não estar esclarecida, a queda da suspensão das vendas dos aparelhos parece ter acontecido por meio do pagamento de uma nova licença da Apple para a Motorola, afirmou o especialista em patentes Florian Mueller, em entrevista ao site inglês.

“Uma explicação bastante plausível seria que a Apple fez uma nova oferta para a Motorola licenciar suas patentes essenciais – a nova oferta certamente foi discutida no tribunal na tarde de hoje.”

ipad2handson390x254.jpg

iPad: um dos alvos da disputa judicial com a Motorola

Vale lembrar que a Motorola foi comprada recentemente pela Google, criadora do sistema móvel Android, que é o maior rival do iOS, da Apple, usado em iPhones, iPads e iPods. Na época da aquisição, a gigante das buscas admitiu que o negócio foi feito, em parte, por causa das patentes da fabricante.

Apesar de a Apple ter conseguido o retorno dos produtos à sua loja online, uma ação separada da Motorola pode tirar do ar o serviço na nuvem iCloud na Alemanha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail