Home > Notícias

Apple deve comprar desenvolvedora de softwares para iPhone

Negócio ainda não foi concretizada, mas é quase certo, segundo representante da empresa Siri, companhia que desenvolve ferramentas inteligentes de busca com uso de voz

Macworld / EUA

28/04/2010 às 17h30

siri150x100.jpg
Foto:

A Apple está a um passo de adquirir a Siri, empresa responsável pelo app de iPhone que leva seu nome e serve como um assistente pessoal controlado por voz, informa uma reportagem da Wired. Um representante da Siri disse à publicação que a compra é iminente, mas a transação ainda não foi completada.

Enquanto isso, notícias dos sites Mashable e Business Insider informam que a aquisição da Siri é um negócio fechado, citando o registro de dados da Comissão Federal de Comércio (FTC), solicitando aprovação para a transação. Outros termos do negócio, como o preço pago pela Apple e se os funcionários da Siri serão transferidos para Cupertino, permanecem desconhecidos. A Apple não retornou um pedido para comentar o caso.

siri390x254.jpg

App da Siri permite realização de várias tarefas por comando de voz.

O Siri Assistant é um app gratuito para iPhone que consegue mostrar os horários do cinema, chamar um táxi ou reservar uma mesa em um restaurante, tudo por meio de instruções de voz. Equipado com a ferramenta de reconhecimento de voz Nuance, o app "advinha" o que você está pedindo e te dá os resultados. O aplicativo funciona com muitos serviços online, como o Yahoo Local, Yelp, OpenTable, MovieTickets, e mais. Atualmente, o Siri só está disponível nos Estados Unidos.

O app também possui uma espécie de inteligência artificial embutida e pode, em um período de tempo, aprender quais são suas preferências e adaptar os resultados para combinar melhor com elas.

A compra da Siri iria adicionar mais uma arma ao arsenal da Apple em sua crescente rivalidade com o ex-aliado Google. As ferramentas de busca da Siri já competem com muitos serviços relacionados à busca do Google, como o Google Mobile App, que também permite buscas por voz. Do mesmo modo, o Google também inseriu mecanismos para controle total de voz nas últimas versões do seu sistema operacional móvel Android.

A Apple também pode estar interessada em utilizar a tecnologia da Siri para melhorar o já existente recurso Voice Control (Controle de Voz) do iPhone 3GS.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail