Home > Notícias

Apple deve corrigir bug de segurança no sistema de senhas do iPhone

Brecha de segurança permite acesso a informações mesmo com aparelho travado. Fabricante promete correção para setembro.

Gregg Keizer/Computerworld EUA

28/08/2008 às 17h49

Foto:

A Apple disse nesta quinta-feira (28/08) que vai corrigir uma falha de proteção de senha no iPhone na próxima atualização de software, prometida para o mês que vem.

“O problema de segurança que surgiu nesta semana será corrigido no update de software a ser lançado em setembro”, afirmou Jennifer Bowcock, porta-voz da Apple, em um e-mail.

Como medida paliativa, a porta-voz sugeriu aos usuários que usem o truque recomendado por usuários do fórum de suporte técnico da Apple: “Configure o iPhone para que dois cliques no botão Home levem o usuário direto até a tela principal, que, caso a proteção por senha estiver ligada, vai ser a tela de destravamento”, afirmou.

A falha, reportada inicialmente na terça por uma mensagem no fórum da MacRumors, permite a qualquer pessoa que não saiba a senha de travamento do iPhone ao tocar no botão “Emergency Call” na tela de senha e dar dois toques no botão Home.

Por padrão, um duplo toque no botão Home traz os favoritos do iPhone, uma lista de contatos mais acessados, dados sobre eles, incluindo números de telefone e endereços.

Se os contatos têm e-mails ou sites associados a eles, o truque permite acessar o programa de e-mail do iPhone, assim como o browser Safari. O problema afeta também o iPod touch.

Em janeiro, a Apple lançou atualizações de software para o iPhone e iPod touch que corrigiam o bug de trava de senha. Entretanto, as novas versões dos aparelhos – incluindo as que rodam o software 2.0 – voltaram a apresentar o problema após a última atualização liberada pela Apple, lançada no mês passado.

Esse tipo de erro não é incomum. Por exemplo, em março a Microsoft foi forçada a relançar uma correção de segurança após descobrir que uma versão anterior trouxe erros de cálculo no Excel.

A porta-voz da Apple não respondeu as perguntas sobre a volta do erro, e não deu uma previsão de quando a empresa vai lançar os updates para iPhone e iPod touch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail