Home > Notícias

Apple disponibiliza Safari 5.1 pra Snow Leopard e Windows

Nova versão traz recursos compatíveis com o Lion (como gestos multitoque), além de correções de segurança para ambas plataformas

Macworld/EUA

21/07/2011 às 12h23

Foto:

Após a chegada da nova versão do sistema operacional da Apple, o OS X Lion, juntamente com os novos MacBooks Air, Mac Minis e monitores de 27 polegadas (todos com a nova tecnologia Thunderbolt), as novidades não parecem ter acabado: como se fosse o famoso “one more thing” de Steve Jobs, o Safari 5.1 também chegou.

A nova versão do navegador da companhia de Cupertino está incluída no Lion, entretanto também está disponível como um download separado para usuários do Snow Leopard e Windows. Muitos dos recursos do browser são específicos do Lion, como gestos multitoque, navegação em tela cheia, o novo popover de downloads, além  aceleração de hardware para elementos de HTML 5. Porém algumas das novas capacidades foram feitas também para Snow Leopard e Windows.

Entre elas está o Reading List, que foi demonstrado por Jobs durante a WWDC, em junho. A ferramenta é essencialmente uma maneira de favoritar facilmente endereços que o usuário deseja ler mais tarde; basta clicar no ícone de óculos na barra de favoritos e uma nova barra lateral aparece com uma lista das páginas que foram salvas, exibindo quais sites não foram lidos ainda. O iOS 5 também trará suporte para o Reading List, e irá sincronizar entre Macs e dispostivos móveis.

Privacidade é outro novo foco do Safari 5.1: a Apple recauchutou as preferências de privacidade do browser que permitem exibir que tipo de informações os sites estão armazenando e removê-las facilmente. As configurações de cookies podem ser customizadas, e você pode definir quais sites podem requisitar informações de localização. Em adição, o AutoFill foi alterado para se tornar ainda mais reservado - o usuário agora precisa inserir especificamente suas informações de contato ao preencher um formulário; ele não será mais completado automaticamente.

O Safari 5.1 traz um gostinho do Lion ao Snow Leopard com o novo recurso do Resume, que restaura automaticamente as janelas e abas abertas ao iniciar o navegador - isso pode ser desabilitado nas preferências do browser. E, ao logar em contas Google, Yahoo ou AOL, o navegador irá perguntar se o usuário não deseja que esses serviços sejam configurados com o Mail, iCal, Chat ou Agenda do OS X. 

 

safari-compass-390

Snow Leopard: Safari com "gostinho" de Lion

Por debaixo do capô, a Apple trouxe melhorias para a performance e estabilidade do Safari. Por exemplo, sites que param de responder não travam todo o navegador junto, e, ao pesquisar por itens em uma página, há uma opção para pesquisar tanto um texto que contenha um termo quanto um texto que comece com uma palavra. 

Há algumas correções de seguranças inclusas na versão 5.1 também, e muitas delas parecem ser especificamente para problemas com pacotes no Windows. Há mudanças também que se aplicam ao recurso de AutoFill, Java e outros pacotes relacionados ao WebKit.

O Safari 5.1 é gratuito e requer Mac OS X 10.6.8 ou superior e, para Windows, é necessário Windows XP SP2, Vista ou 7, assim como processador Pentium de 500MHz ou superior, 256MB de RAM e Direct X 9.0. Usuáerios do Leopard podem utilizar o Safari 5.0.6, que traz melhorias úteis de compatibilidade e estabilidade, assim como as mesmas correções de segurança da nova versão. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail