Home > Notícias

Apple e AT&T são acusadas de monopólio em ação de classe

Empresas são acusadas de restringir serviço de dados e voz no iPhone; juiz incluiu na ação de classe todas as pessoas que compraram o aparelho nos EUA

Macworld / Reino Unido

12/07/2010 às 13h20

Foto:

Um processo contra a Apple e a operadora AT&T vai proceder como uma ação de classe, seguindo uma decisão judicial da Corte de Distrito dos EUA do Norte da Califórnia publicada na quinta-feira, 8/7.

A ação judicial, de outubro de 2007, afirma que os clientes de iPhone tinham de assinar um contrato de dois anos com a operadora AT&T, e que as duas companhias tinham feito um acordo secreto para “restringir tecnologicamente o serviço de voz e dados” por cinco anos.

Uma versão reformada do processo, de junho de 2008, diz que os acusados não se manifestaram que tinham um acordo de cinco anos – que acredita-se expiraria em 2012 – que bloqueava os queixosos a usar os serviços de voz e dados da AT&T além dos contratos de dois anos da companhia.

iphone4390b

Segundo processo, Apple e AT&T teriam restringido serviços de voz e dados.

O processo também afirma que a Apple “monopolizou” o mercado de aplicativos terceirizados de iPhone. Além disso, sustenta que o iPhone ficaria inutilizável se um usuário desbloqueasse o telefone para utilizá-lo com outro provedor de serviços.

O juiz da Corte de Distrito dos EUA, James Ware, escreveu que o processo inclui todas as pessoas que compraram um iPhone no país com um contrato de dois anos com a AT&T para serviços de voz e dados, desde 29 de junho de 2007, quando foi lançado no país.

A ação judicial busca impedir que a Apple venda telefones que possam ser utilizados apenas com cartões SIM da AT&T ou lance atualizações de software que impeçam o funcionamento de iPhones desbloqueados, entre outros requerimentos, de acordo com uma queixa emendada, de junho de 2008.

A Macworld não conseguiu contato imediato com representantes das duas companhias para comentar o assunto na manhã de hoje, 12/7.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail