Home > Notícias

Apple é condenada por ajustar preços de e-books nos EUA

Companhia de Cupertino voltou a negar acusações e disse que vai apelar da decisão. Novo julgamento determinará valores a serem pagos em danos.

IDG News Service / EUA

10/07/2013 às 14h29

ibooks2013_43501.jpg
Foto:

Um tribunal dos EUA considerou que a Apple é culpada por ajustar preços de e-books. A Apple afirmou que vai apelar da decisão e continua alegando que não fez nada de errado.

A juíza Denice Cose, de Nova York, afirmou em uma opinião emitida nesta quarta-feira, 10/7, que “esse Tribunal considera por um domínio de evidências que a Apple conspirou para restringir o comércio”.

O Departamento de Justiça dos EUA entrou com o processo antitruste em abril do ano passado alegando que a Apple e cinco editoras - Penguin Group, HarperCollins, Simon & Schuster, Hachette, e Macmillan – teriam conspirado para aumentar os preços de e-books (livros digitais). No entanto, desde então todas as editoras fizeram acordos, concordando em proibir descontos no varejo e com o pagamento de uma multa acumulada de 164 milhões de dólares, para beneficiar os consumidores.

A Apple foi a única acusada a ir a julgamento, mas a companhia de Cupertino manteve a versão de que não fez nada de errado.

“Nós não vamos assinar algo que diz que fizemos algo que não fizemos, por isso vamos lutar”, afirmou o CEO da Apple, Tim Cook, durante uma entrevista na conferência D11, em maio deste ano.

Ainda não estão claras as ramificações a longo prazo da decisão. Mas provavelmente elas devem beneficiar a Amazon, que seria o alvo da união entre Apple e as editoras.

Um julgamento separado vai determinar os valores dos danos a serem pagos pela Apple.

Apple volta a negar

Em entrevista para a Macworld dos EUA, o porta-voz da Apple, Tom Neumayr, disse que “a Apple não conspirou para ajustar os preços de e-books e vai continuar a lutar contra essas falsas acusações”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail