Home > Notícias

Apple e Facebook investem em geolocalização

Empresas trabalham no desenvolvimento de serviços de localização na rede para integrar usuários móveis a novos serviços

PC World/EUA

19/03/2010 às 14h04

Foto:

Redes baseadas em localização são um dos assuntos quentes de 2010, e novos rumores detalham  recursos e serviços de empresas como Apple e Facebook.

Serviços de localização, como Foursquare e Gowalla, começam a ganhar espaço entre usuários de dispositivos móveis, e normalmente são baseados em modelos de check-in. Quando você vai para um restaurante, festa, concerto ou museu, você pode mostrar sua localização usando as capacidades de GPS do seu smartphone para outros usuários, assim como pode mandar para Twitter e Facebook.

Algumas redes de localização envolvem aspectos de jogos e usuários podem ganhar bens virtuais e descontos promocionais. Os serviços, acredita-se, serão o próximo grande recurso das redes sociais, já que atualmente muitos usam smartphones com internet e GPS.

O Facebook mudou a política de privacidade ano passado para introduzir serviços de localização, e espera-se que a rede social mostre seus planos em abril. A ação da Apple era pouco esperada, porém, o blog de Patently Apple aponta sinais recentes de interesse da empresa em redes sociais.

Apple iGroups
O Patently Apple, um blog dedicado a buscar nos escritórios de patentes dos Estados Unidos qualquer registro da Apple, mostrou algumas evidências de uma rede baseada em localização da empresa chamado iGroups. Com o iGroups, usuários que estiverem no mesmo evento poderão compartilhar dados entre si, como fotos ou mensagens. Os dados poderiam ser enviados para a nuvem e vistos pela web.

Se os rumores forem reais, os planos da Apple parecem similares à Hot Potato, nova rede baseada em localização na qual usuários podem se encontrar em eventos e acompanharem fluxos em tempo real no Twitter, além de compartilhar fotos e informações de eventos.

Facebook Check-in
Há poucos detalhes sobre o recurso de localização do Facebook, mas o blog TechCrunch relata que a rede social vai usar códigos de resposta rápida (QR) para tornar mais fácil para usuários fazerem check-in.

Códigos QR são basicamente códigos de barra em forma de quadrados que podem ser usados para armazenar informações como URL de sites, endereços e nomes de empresas.

Usando o aplicativo móvel do Facebook o usuário pode tirar foto de um código QR em locais participantes e o aplicativo usaria a informação do código para checar a localização. Não está  claro se o Facebook e seus parceiros seguirão os rumos da rede Foursquare e oferecer descontos promocionais após ganhar certo número de check-ins.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail