Home > Notícias

Apple entra com ação para barrar venda do Samsung Galaxy Nexus nos EUA

Em novo processo, companhia acusa rival de violar quatro de suas patentes com o smartphone que usa sistema Android 4.0; aparelho deve chegar em breve ao Brasil

Da Redação

13/02/2012 às 13h15

Foto:

A Apple entrou com outro processo por violação de patentes contra a Samsung e está em busca de uma determinação junto a corte federal dos EUA para impedir as vendas do smartphone Galaxy Nexus no país enquanto o caso corre nos tribunais.

O processo teve entrada nessa quinta-feira, 13/2, em uma corte da Califórnia, com uma cópia editada do caso tendo sido disponibilizada publicamente na noite de sexta-feira. O processo envolve quatro patentes da Apple para tecnologias que permitem aos usuários tocarem um número telefônico em uma página web para discar o número, colocação de palavra, reconhecimento de voz e busca unificada no Siri, e a habilidade de destravar um smartphone ao deslizar uma imagem de um local para outro.

“As vendas do Galaxy Nexus durante esse litígio causarão danos irreparáveis a Apple”, afirmou a companhia no processo. “O mercado de smartphones é uma conjuntura crítica, à medida que a mudança da grande maioria dos consumidores para os smartphones, e as preferências e compras a longo prazo dos clientes podem ser determinadas em grande escala pelo sistema operacional em seu primeiro smartphone.” A importância dessa compra inicial é “precisamente a razão pela qual a Samsung copia os produtos da Apple e incorpora recursos patenteados pela Apple, com a intenção de atrair esses essenciais compradores de primeira viagem para longe da Apple.”

A decisão da Samsung de vender o Galaxy Nexus nos EUA “é ainda mais notória se considerarmos o fato de que a Samsung fez isso frente a uma determinação anterior da justiça de que aparelhos anteriores da Samsung provavelmente infringem determinadas patentes da Apple e que as vendas desses aparelhos provavelmente fariam a Apple ‘perder mercado para a Samsung que poderia causar a descoberta de perdas irreparáveis”, afirma o processo da Apple.

Esse é apenas mais um capítulo em uma série de processos entre as duas companhias ao redor do mundo. Em uma decisão recente, a justiça alemã determinou que o tablet Samsung Galaxy Tab voltasse a ser vendido no país após um pedido de proibição da Apple.

Ainda não lançado no Brasil, o Galaxy Nexus será chamado de Galaxy X no país e deve chegar em breve às lojas locais.

Até o fechamento dessa reportagem, não havia sido possível contatar representantes da Samsung para comentar o caso.

Leia também:

- Samsung gasta mais de US$10 milhões para fazer piada com a Apple

galaxynexus_geral-360px.jpg

Apple quer barrar venda de smartphone da Samsung nos EUA

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail