Home > Notícias

Apple está a caminho da mediocridade, diz CEO da Forrester

Para George Colony, companhia de Cupertino perdeu muito com saída de Steve Jobs e terá no máximo mais quatro anos de bons resultados; executivo elogia Tim Cook

IDG News Service / EUA

26/04/2012 às 12h24

Foto:

Esqueça os números impressionantes anunciados pela Apple nesta terça-feira, 24/4. Os melhores dias da empresa já ficaram para trás. Pelo menos é isso o que diz o CEO da consultoria Forrester, George Colony, que acredita que sem Steve Jobs a fabricante do iPhone e do iPad é “essencialmente uma empresa desgovernada, indo em direção a mediocridade”.

O cofundador da Apple, como todos sabem, era um líder carismático. Jobs tinha uma habilidade impressionante de atrair discípulos, alguns dos quais os viam como uma espécie de guru com poderes excepcionais. Essa foi uma imagem cuidadosamente cultivada em que o próprio Jobs trabalhou duro para alcançar e manter.

O executivo também tinha instintos incríveis quanto a usabilidade e design de produtos. Ele sabia o que os consumidores queriam e como entregar isso.

Isso nos leva ao novo CEO da Apple, Tim Cook. Colony chama o substituto de Jobs de um “executivo competente e provado”, mas que não possui o magnetismo para liderar uma companhia única como a Apple.

Veja também:

- Galeria: Conheça a trajetória profissional de Steve Jobs

- Galeria: Os maiores sucessos da Apple com Steve Jobs

- Apple completa 36 anos: conheça a história da empresa

“O bom momento da Apple vai continuar por um período entre 24 e 48 meses. Mas sem a chegada de um novo líder carismático, ela vai deixar de ser uma ótima empresa para ser uma boa companhia, com uma queda proporcional em crescimento de receitas e inovação de produtos. Como a Sony (após Morita), a Polaroid (após Land), a Apple em 1985 (após Jobs), e a Disney (nos 20 anos após a saída de Walt Disney), a Apple vai cair e então desacelerar”, escreveu Colony em seu blog na Forrester.

Palavras fortes, realmente. Há poucas dúvidas de que Colony será criticado pelos usuários da Apple por suas opiniões.

Mas se Cook não é a melhor escolha para dirigir a Apple, quem é então? “Sem conhecê-los pessoalmente, eu olharia para os executivos da Apple Jon Ive ou Scott Forstall como possíveis nomes para assumir o cargo de CEO”, afirma o diretor da Forrester. “De longe eles parecem ter um pouco do carisma e do senso de design mais franco para legitimamente liderar a companhia.”

E aí, o que achou das declarações do CEO da Forrester? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail