Home > Notícias

Apple está envolvida na maioria dos processos por patentes

De acordo com levantamento de consultoria, empresa de Cupertino faz parte de cerca de 60% das disputas por patentes de aparelhos móveis como iPhone e iPad.

Da Redação

11/07/2012 às 15h36

Foto:

Nos últimos anos, já virou rotina ver a Apple em notícias relacionadas a disputas e processos envolvendo patentes de seus aparelhos iOS contra rivais como Samsung, Nokia e RIM. Não por acaso, a companhia está no centro de cerca de 60% dessas grandes ações judiciais com produtos mobile, de acordo com um levantamento da consultoria de propriedade intelectual Kanzatec IP Group.

Entre os motivos para essa presença maciça da companhia está obviamente o grande sucesso dos seus aparelhos portáteis, como iPhone, iPod Touch e iPad, que atualmente lidera com folga o mercado de tablets apesar de esforços da Samsung, HP, Motorola, RIM – resta saber como o Surface, da Microsoft, se sairá nessa briga de gente grande.

“Eu estimaria que a Apple continuará no centro do mapa de litigação das grandes empresas de TI móvel enquanto mantiver seu domínio no mercado”, afirmou o vice-presidente sênio da Kanzatec, Feisal Mosleh.

Mais recentemente, a Apple conseguiu, por exemplo, a proibição da venda do Samsung Galaxy Tab 10.1 nos EUA, ao acusar a fabricante sul-coreana de copiar seu design do iPad. No entanto, a empresa fundada por Steve Jobs não teve a mesma sorte no Reino Unido, onde o juiz determinou que dificilmente os tablets seriam confundidos pelo fato de o iPad ser “mais cool” do que o rival da Samsung que usa sistema Android.

Confira abaixo um infográfico que mostra as ligações da Apple e suas rivais nessa verdadeira guerra por patentes.

applepatenteios06

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail