Home > Notícias

Apple exibe novo chip SIM e acirra batalha com Nokia por padronização

Votação pelo novo design do chip já foi adiada duas vezes; fabricante mostrou, durante feira, apenas modelo feito pela Apple

Macworld/Reino Unido

10/05/2012 às 16h36

Foto:

O Apple modificou o design de seu chip nano-SIM, e exibiu o novo design  durante o CTIA em New Orleans, onde a fabicante Giesecke & Devrient estava mostrando o novo componente. 

A Apple tem batalhado contra a Nokia, RIM e Motorola Mobility por causa do padrão utilizado em chips nano-SIM, enquanto que o ETSI (sigla para Instituto Europeu de Padronização de Telecomunicações, em tradução livre) decide qual será o cartão que os futuros smartphones e tablets irão utilizar. 

De acordo com informações do The Verge, a fabricante estava exibindo o novo padrão 4FF, conhecido por nano-SIM, que foi desenvolvido pela Apple. Não havia nenhum sinal de um modelo concorrente da Nokia, contudo a G&D afirmou ao veículo que “trabalha com todas as empresas”, quando perguntada se estava do lado da companhia de Cupertino. 

 

simapple01.jpg
Novo chip possui especificações em relação ao SIM tradicional

 

A Nokia acredita que seu design é tecnicamente superior ao apresentado pela Apple, pois possui dimensões completamente diferentes dos cartões micro-SIM atuais, prevenindo que o chip ficasse preso caso os usuários o forçassem para dentro de seus dispositivos. Todavia, o nano-SIM exibido na CTIA foi modificado a patir do design original da Apple, apontou o The Verge. “Uma pequena quantidade de plástico foi adicionada ao redor das bordas dos contatos elétricos, fazendo com que ele seja longo demais para encaixar em um soquete incompatível”. 

Por fim, a G&D disse que o ETSI começou a votação para o padrão 4FF no meio do ano passado, e que ela deve ser encerrada no meio deste mês. A votação foi originalmente agendada para 2011, entretanto foi transferida para 29 de março, mas acabou adiada novamente por causa de disputas entre Apple e Nokia. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail