Home > Notícias

Apple expulsa hacker que descobriu falha grave de segurança na App Store

Charlie Miller, conhecido por invadir computadores em segundos, não pode mais oferecer aplicativos para iPhone e iPad na loja da empresa

Redação Macworld Brasil

08/11/2011 às 10h50

Foto:

Várias vezes campeão do concurso de hackers Pwn2Own (competição na qual é necessário invadir computadores em poucos segundos), o especialista em segurança Charlie Miller anunciou que a App Store, loja de aplicativos da Apple, conhecida por sua segurança, tem um falha grave que permite inserir programas nocivos no iPhone ou iPad.

Em entrevista à Forbes, ele afirmou que programas como o popular Angry Birds, por exemplo, podem rodar códigos no iPhone sem que a Apple saiba disso. E não estamos falando de jailbreak, mas de aplicativos baixados na loja oficial da Apple. “Com esse bug, não há como saber se o que você baixou na App Store é seguro”, afirmou.

Para provar isso, ele submeteu um programa (o Instastock) , com  “códigos ocultos” à Apple, conseguiu que ele fosse aprovado e mostrou o aplicativo em ação (no vídeo abaixo). Com o software instalado, ele consegue enviar comandos remotamente para o aparelho ou mesmo visualizar arquivos. Ou seja, ele controla o smartphone.

Depois que a notícia foi divulgada, a empresa removeu o software e simplesmente baniu Miller da sua lista de desenvolvedores de aplicativos iOS. Mas o estrago à imagem da App Store (que tem todos os programas checados pela Apple) já está feito...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail