Home > Notícias

Apple faz atualizações sem se programar, dizem pesquisadores

Pesquisadores afirmam que empresa não tem um cronograma de planejamento para os processos de atualizações, dificultando o trabalho das empresas.

Computerworld/EUA

23/09/2008 às 10h11

Foto:

Pesquisadores da área de segurança afirmaram na segunda-feira (22/09), que os processos de atualização da Apple são confusos e não permitem que as empresas possam se organizar.

Um especialista disse, entretanto, que é injusto comparar o procedimento de correção da Apple com o da Microsoft, por exemplo.

“Você precisa avaliar a performance da correção da companhia se você está procurando por Macs”, disse Andrew Storms, diretor de segurança de operações da nCircle Network Security Inc. “E as duas últimas semanas não foram enriquecedoras para a Apple”, completou.

Diferente do sistema operacional da Microsoft, que planeja a atualização da sua segurança para a segunda terça-feira de cada mês e normalmente limita outras atualizações para acontecer duas vezes por mês, a Apple liberou atualizações em 5 dos 10 dias úteis desde 9 de setembro.

“Você baixa uma atualização da Apple e é sempre uma surpresa”, disse Storms. “A primeira coisa que você faz é sentar com sua equipe, olhar a atualização, definir prioridades e designar recursos. E no próximo dia, outras atualizações chegam e você tem que fazer isso tudo de novo”, afirma.

Charlie Miller, pesquisador da Independent Security Evaluators, concorda que os processos de correções da Apple são difíceis para a equipe de TI da empresa.

Postar correções sem um planejamento, disse Miller, é um convite para as empresas simplesmente não atualizarem. “Para algumas pessoas como eu, não é um grande negócio, mas para profissionais, é uma história completamente diferente”, disse ele.

Outro pesquisador, Swa Frantzen, do SANS Internet Storm Center, discorda de Storms e Miller. “Se a Apple deve ser comparada com outras empresas, compare com vendedores Unix”, argumentou. “Sun, HP, FreeBSD, OpenBSD, os diferentes distribuidores de Linux, - pouquíssimos deles fazem atualizações mensalmente.

De fato, disse Frantzen, quando a atualização da Apple está pronta, ela já reduz a janela de vulnerabilidades dos usuários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail