Home > Notícias

WWDC 2013: Apple faz reformulação radical no novo iOS7

Sistema móvel da empresa ganhou visual "flat" e completo redesenho dos aplicativos, além de mais recursos. Lançamento ao público acontece em setembro.

Lex Friedman, Macworld

10/06/2013 às 16h59

iOS7_43501.jpg
Foto:

A Apple divulgou nesta segunda (10) a nova versão de seus sistema operacional móvel - o iOS7, que funciona no iPhone, iPad e iPod touch. O destaque fica para o design completamente remodelado.

"É a maior mudança para iOS desde a introdução do iPhone", disse o CEO da empresa, Tim Cook, durante a apresentação.

Tanto o sistema operacional quanto os aplicativos nativos foram redesenhados com um visual "plano", com texturas translúcidas revelando o que está no fundo. Os planos de fundo mudam quando você move o telefone: objetos no fundo movem-se ligeiramente atrás dos elementos mais frontais. 

Uma nova abordagem para multitarefa mostra grandes previews dos aplicativos em execução. E um novo painel, que você arraste para cima a partir do fundo da tela do telefone, dá acesso a todos os tipos de controles rápidos para alternar configurações.

Veja também:

- Vídeo: testamos o novo e reformulado iOS 7 para iPhone e iPad

iOS7_43504.jpg

Aplicativos e recursos redesenhados
O vice-presidente sênior Craig Federighi exibiu aplicativos redesenhados, incluindo Tempo, calendário, E-mail, Mensagens, e até mesmo Telefone.

O novo aplicativo Weather (Tempo) usa fundos animados que refletem as condições climáticas atuais, e você pode clicar nas previsões para mais detalhes. 

O app Calendário ficou muito diferente, com alguns elementos de design aparentemente inspirado por aplicativos como Calvetica e Fantastical. Um novo gesto permite que você deslize a partir da borda esquerda da tela para voltar um nível em Mensagens e Correio. E você pode deslizar pelas mensagens para movê-las ou apagá-las -a la Mailbox.

O Centro de Notificação agora traz guias que filtra as notificações em "hoje", "todos", e "não atendidas". E ele também está disponível na tela de bloqueio.

"Instalar o iOS 7 no seu telefone é como receber um telefone completamente novo, mas que você já sabe como usar", disse Federighi.

O Centro de Controle é uma espécie de Centro de Notificação: ele é ativado com um gesto da parte inferior do dispositivo para cima. Você pode ativar o modo Avião, ligar a lanterna, Bluetooth, ativar o Não perturbe, ajustar a reprodução de faixas e muito mais. Também funciona a partir da tela de bloqueio.

Multitarefa
A Apple anunciou que o iOS 7 deverá incluir multitarefa para todos os apps. Como você acessar determinadas aplicações com mais freqüência do que os outros, o sistema vai aprender e deixar esses aplicativos receberem dados antes dos outros. Se houver apss que você verifica com mais freqüência na parte da manhã, eles serão atualiados durante a noite.

A nova versão também acrescenta "atualizações oportunistas": Se o telefone está ligado e em uso, e as condições da rede são boas, ele puxa mais dados em segundo plano. E as notificações push também pode acionar o processamento em segundo plano de um aplicativo.

O iOs7 está disponivel para desenvolvedores, e deve chegar ao usuário a partir de setembro, disse a Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail