Home > Notícias

Apple fecha sites que vendem acesso ao beta do iOS 6

De acordo com a empresa, endereços violam o acordo de desenvolvedores da Apple. Sites ganharam até US$ 75 mil com prática .

Macworld/Reino Unido

10/07/2012 às 14h52

Foto:

Depois de um artigo na revista Wired sobre sites que estavam vendendo acesso a versões beta de softwares da Apple para pessoas que não eram desenvolvedores registrados, a companhia começou a tirar do ar as páginas que violam seu acordo de desenvolvedores. 

O site MacStories afirmou que diversos endereços mencionados no artigo da Wired foram removidos nas últimas semanas, desde que o texto foi publicado. Um dos donos de um desses endereços confirmou que a Apple reclamou com os provedores de hospedagem a respeito de infringimento de copyright, o que fez com que os sites fossem retirados do ar. 

Os endereços em questão permitiam que o UDID (Identificador Único de Aparelho, em tradução livre) do dispositivo fosse ativado para a instalação de betas do iOS, por uma quantia de 10 dólares. Legalmente, os desenvolvedores precisam ser registrados e possuir uma conta na Apple, que custa 99 dólares ao ano. Cada desenvolvedor pode ativar até 100 dispositivos para que os betas sejam testados, contudo esses sites estavam vendendo essas posições e ganhando dinheiro com isso. 

ios6_390.png

Nova versão do sistema operacional deve chegar apenas em outubro

Outro responsável por um desses sites que acabaram removidos contou que o o serviço já tinha rendido 75 mil dólares desde junho, quando o primeiro beta do iOS 6 foi liberado para os desenvolvedores. “Não acreditamos que nosso serviço estava infringindo e não violaram as diretrizes para o iOS 6” afirmou, alegando que está planejando lançar um site similar no futuro, porém mais seguro. 

O CEO da Fused, companhia de hospedagem online, afirmou via Twitter que a Apple tem enviado “enfaticamente” pedidos ao serviço para que os sites que vendem o acesso aos betas sejam fechados. A companhia de Cupertino também estaria derrubando endereços que vendem o acesso a betas do OS X beta para não desenvolvedores - um desses sites postou que “não irá mais fornecer o download de betas da Apple”. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail