Home > Notícias

Apple finalmente aceita substituir iPods com risco de incêndio

Governo japonês chamou de "lamentável" demora da empresa em resolver o assunto; quatro pessoas teriam se queimado com a primeira geração do Nano, lançado em 2005

Macworld / Reino Unido

11/08/2010 às 10h40

Foto:

Após o pedido das autoridades japonesas, a Apple concordou em substituir uma quantidade de iPods Nano que pode ter apresentado risco de incêndio no país.

No final do mês passado, o ministério da indústria do Japão mais uma vez alertou que os iPods Nano da primeira geração, vendidos desde 2005, tinham causado alguns acidentes. “Quatro pessoas se queimaram após tocar no aparelho, que havia superaquecido durante o carregamento de bateria”, disse um oficial do Ministério de Indústria, Comércio e Economia do país.

O órgão havia entrado em contato com a Apple para apontar quantos iPods, nos Estados Unidos e no resto do mundo, tinham sofrido com problemas parecidos de superaquecimento.

Sob pressão, a unidade japonesa da Apple concordou em substituir os envelhecidos iPods, admitindo que aconteceram “casos muito raros de superaquecimento” na bateria do iPod Nano, vendido originalmente entre setembro de 2005 e dezembro de 2006.

ipodnano1.jpg

Incêndio: ministro japonês chamou de "lamentável" demora da Apple em resolver questão dos iPods Nano defeituosos

A Apple culpou a falha em baterias defeituosas, ligadas a um fabricante terceirizado específico utilizado pela empresa de Steve Jobs.

O ministro chamou de “realmente lamentável” a demora da Apple em resolver o assunto, mas notou que eles estão “conscientes da correção” no site da Apple e da oferta de substituição de iPods da companhia norte-americana.

“Mas nós ainda precisamos receber alguma notificação formal da companhia sobre isso. Por isso não podemos fazer qualquer comentário neste estágio”, informou ao site da AFP o oficial de segurança de produto do ministério japonês, Naotake Fujushiro, que acrescentou que a Apple vendeu 1,8 milhão de unidades do iPod Nano de primeira geração desde seu lançamento em setembro de 2005.

A Apple não revelou se estenderá o programa de substituição do iPod Nano para outros países, além do Japão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail