Apple finamente lança app do iCloud para Windows 10

O novo aplicativo usa a tecnologia por trás do Files On-Demand do OneDrive

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/apple-finamente-lanca-app-do-icloud-para-windows-10/
Clique para copiar

A Apple já tem um aplicativo iCloud para o Windows 10 há algum tempo, mas o link para baixá-lo sempre ficou escondido nas páginas de suporte da companhia. No entanto, graças a um raro esforço conjunto da Apple e da Microsoft, agora você pode encontrar um app oficial gratuito e melhorado na própria Windows Store.

Ele se parece em grande parte e funciona como o aplicativo antigo, mas essa versão compartilha a mesma tecnologia por trás do Files On-Demand para o serviço OneDrive da Microsoft. Como resultado, você pode abrir e trabalhar em seus arquivos do iCloud por meio do aplicativo sem ter que baixá-los para o PC, pois o iCloud Drive manterá as alterações sincronizadas. Na maioria dos cenários, isso deve poupar tempo e espaço em disco.

No mais básico, isso significa que você pode acessar os principais elementos do iCloud, como fotos, vídeos, e-mail e dados da agenda por meio do aplicativo. Mas, mais importante, isso também significa que você poderá usar melhor o iCloud Drive como uma ferramenta de produtividade se alternar com frequência entre um computador e um iPad ou iPhone. Com o aplicativo instalado, você poderá acessar seus arquivos do iCloud Drive diretamente do Gerenciador de arquivos (e, graças à interface inábil da Apple, provavelmente é melhor usar o iCloud no Windows dessa maneira).

Quando o iPadOS for lançado ainda este ano, você poderá, por exemplo, importar arquivos de pen drives diretamente para o iCloud Drive por meio do aplicativo Arquivos do iPad. Depois, com esse serviço, você poderá trabalhar nesses mesmos arquivos no Windows e continuar nas versões alteradas no seu iPad ou Mac posteriormente.

É apenas mais um sinal de que a Apple está tentando tornar seus serviços mais atraentes, e o fato da companhia empregar algumas tecnologias da Microsoft para o novo aplicativo iCloud mostra que a empresa está ficando cada vez mais confortável em se aventurar fora do seu jardim murado.

Teoricamente, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo da Microsoft Store, digitar seu ID da Apple e senha, e tudo pronto. Na prática, tivemos um pouco de dificuldade para instalá-lo, pois continuávamos correndo para uma mensagem com o aviso: "Parece que você não tem nenhum dispositivo aplicável vinculado à sua conta da Microsoft. Para instalar, entre em um dispositivo com sua conta da Microsoft".

Se você ver isso, não poderá instalar o novo aplicativo iCloud, a menos que esteja executando, pelo menos, a build 18362.145 (e, de preferência, 1903) do Windows 10. Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update e selecione Verificar atualizações.

Agora só precisamos que a Apple faça uma versão do app Mensagens para o Windows 10. Para mais informações sobre o novo aplicativo, acesse a página de suporte atualizada da Apple.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site