Home > Notícias

Apple força instalação de software desnecessário no Windows

Atualização empurra ferramenta corporativa de configuração do iPhone para PCs com Windows durante a instalação do iTunes

Macworld/Reino Unido

29/09/2009 às 14h20

Foto:

A Apple usou novamente seu aplicativo de atualização de software para forçar o download de um programa desnecessário, chamado iPhone Configuration Utility, inútil para quem nunca conectou um iPhone ao computador, e que é destinado a administradores de rede.

De acordo com testes feitos pela Computerworld/EUA, o download ficou disponível por algumas horas e era oferecido para usuários do Windows – o software Atualização Automática da Apple geralmente é instalado em PCs que tenham o iTunes.

O popular blogueiro Ed Bott informou na ZDNet que o utilitário para iPhone foi incluído na lista de novas atualizações até mesmo para quem nunca sequer conectou um iPhone ao computador. O tamanho do arquivo era de 22 MB e podia ser baixado por sistemas com  Windows Service Pack 3 (SP3) e Windows Vista SP2.

Segundo o jornalista do site itexpertmag.com, Simon Bisson, a ferramenta é voltada para uso coorporativo, para administradores de rede, que usam o programa para criar e implementar perfis. Com isso, os usuários podem acessar com segurança servidores de e-mail Exchange.

Bisson
também destaca  que o iPhone Configuration Utility adiciona o servidor de
código aberto Apache no PC. "O problema com o iPhone Configuration Utility é que ele instala ferramentas corporativas no micro de um usuário final", resume Bisson. A Apple não comentou o assunto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail