Home > Notícias

Apple gastará US$27 bi para ser maior compradora de chips em 2012

De acordo com previsão da consultoria iSuppli, empresa ficará bem a frente da rival Samsung; gastos devem chegar perto de US$30 bilhões no próximo ano

luiz.mazetto@nowdigital.com.br

23/05/2012 às 15h31

Foto:

A Apple deve gastar cerca de 27 bilhões de dólares em semicondutores neste ano, mantendo sua posição como a maior compradora de chips do mundo. Com esse gasto, a empresa comprará aproximadamente 50% a mais do que a Samsung.

De acordo com o diretor de eletrônicos e pesquisas da consultoria IHS iSuppli, Dale Ford, a Apple vai continuar significativamente a frente da rival sul-coreana em 2013, informa a CNET.

Falando durante o evento iSuppli Technology, Media and Telecommunications Summit, Ford disse que a Apple gastou cerca de 9 bilhões de dólares em semicondutores em 2009, valor que ficou abaixo da HP e da Samsung na época. Mas desde 2010, a empresa de Cupertino tem ficado no topo dessa lista, e a iSuppli prevê que a Apple vai gastar 27 bilhões de dólares neste ano, e mais 29 bilhões de dólares em 2013.

Enquanto isso, a previsão é que a Samsung gaste cerca de 18 bilhões de dólares em 2013, afirma Ford.

“Praticamente todo mundo precisa levar em conta de forma consciente aonde a Apple e a Samsung estarão”, explicou Ford ao discutir a situação em que as companhias rivais estão tentando comprar os mesmos chips.

A Intel é a principal fornecedora de semicondutores do mundo, com uma participação de 15% do mercado no quarto trimestre do ano passado. A Samsung vem logo atrás, respondendo por aproximadamente 9% desse segmento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail