Home > Notícias

Apple investe no desenvolvimento de chips

Empresa contratata para fortalecer área de processadores, tanto para criar novas funcionalidades como revelar menos planos a parceiros

Daniela Braun, editora executiva do IDG Now!

30/04/2009 às 8h46

Foto:

A Apple vem investindo nos últimos tempos no aumento da sua divisão própria responsável pela criação de chips, como forma de diminuir a quantidade de informações sobre produtos compartilhadas com parceiros.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a estrategia fez com que a Apple contratasse nas últimas semanas dois executivos que já ocuparam o cargo de CTO da divisão de produtos gráficos da AMD, Raja Koduri e Bob Drebin.

O mural de empregos no site da Apple, continua o jornal, ainda conta com "dezenas de posições relacionadas a chips" com descrições que citam testes envolvem os circuitos elaborados pela companhia.

O investimento da Apple na sua divisão significa reflete tanto a pretensão de conseguir sofisticar a ponto de extrair novas funcionalidades dos circuitos produzidos pela empresa como um fortalecimento do seu tradicional sigilo.

Fontes próximas à Apple citam desenvolvimentos como a melhoria na eficiência no consumo de energia de iPods e iPhones e a integração de chips gráficos que permitam games com melhor definição ou conteúdo em alta definição nos players.

Ao contar com uma divisão própria mais fortalecida, a Apple não precisaria compartilhar tantos projetos de produtos com parceiros responsáveis pela fabricação dos equipamentos.

Segundo as fontes consultadas pelo jornal, mesmo com os investimentos em contratações, o desenvolvimento interno de chips deverá começar apenas no ano que vem na Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail