Home > Notícias

Apple já prepara novo chip para o iPhone 5, diz site

Processador com dois núcleos seria adotado também no iPad 2, permitindo recursos como vídeo com alta definição

Macworld / Reino Unido

17/01/2011 às 19h24

Foto:

Fontes de Taiwan informaram que a Apple estaria trabalhando em uma nova versão do processador A4 para o iPhone 5. De acordo com informações do site Apple Daily, a Apple entrou  em contato com fabricantes de componentes a respeito da criação de um novo chip A4, que seria desenvolvido para funcionar nas próximas gerações do iPhone e do iPad.

O A4 teve sua estreia no iPad, em janeiro do ano passado, e tem sido usado no iPhone 4, na quarta geração do iPod touch e na segunda geração do Apple TV. Tendo como base a arquitetura ARM e fabricado pela Samsung, o A4 usa a tecnologia de SoC (System-on-Chip, ou Sistema em um Chip, em tradução livre), no qual todos os componentes são integrados em um único circuito.

Com frequência de clock  de 1GHz, é pouco provável que o chip atual tenha poder de processamento para aguentar os novos recursos da nova versão do iPad.

 

a4.jpg
Nova versão chip poderia aparecer no iPhone 5 e iPad 2

As informações do site sugerem que o novo componente tenha um processador de áudio/vídeo dual-PowerVr SGX 543, no lugar da GPU PowerVR SGX 535. Isso irá aumentar a performance para gráficos e vídeos em alta resolução, potencialmente oferecendo suporte para conteúdo em 1080p HD.

Isso também sugere que o novo processador será chamado de A8, apesar de isso poder resultar em confusão – o atual chip A4 da Apple usa o processador ARM Cortex-A8. Nenhum dos detalhes foi confirmado pela Apple ou pelos fabricantes em questão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail