Home > Notícias

Apple lança atualização 2.2 para o iPhone

Nova versão do sistema operacional melhora o uso de mapas e traz download de podcasts, além de corrigir bugs e trazer outros novos recursos.

Jason Snell, Macworld/EUA

21/11/2008 às 8h22

Foto:

Na noite de quinta-feira (20) a Apple lançou uma atualização de software para as duas gerações de iPhone e para o iPod touch.

A atualização, versão 2.2, traz diversos novos recursos para o aplicativo de Mapas, permite fazer download de podcasts diretamente do aparelho e inclui novos recursos, além de corrigir bugs.

>>>Veja o que mudou no novo iPhone 2.2

A versão 2.2 tem cerca de 250 MB de tamanho e pode ser baixada pelo iTunes ao conectar o iPhone ou iPod touch e clicar no botão Check for Updates.

Segundo as informações da Apple e nossas observações, a atualização contém as seguintes mudanças:

Mapas
O aplicativo Mapas teve uma grande modificação, incluindo o uso do Google Street View, serviço que permite ver fotos panorânicas tiradas no solo em diversos locais e inseridas nos mapas. Ao encontrar um objeto no Maps, se o Street View estiver disponível aparecerá um ícone laranja. Toque nele e você "voa" até o local, com um zoom rápido para o mapa, ocorre a mudança para o Street View e uma rotação de 90 graus - o recurso só funciona em modo paisagem.

Quando o Street View está funcionando, você arrasta seu dedo para girar no panorama. Um círculo na parte inferior direita mostra sua localização no mapa e para qual direção você está "olhando". Toque nas setas para se movimentar pela rua. Há ainda um botão Report para "relatar conteúdo inapropriado" (alguém nu em uma janela, talvez?) para o Google.

O Maps também ganha duas variações que já existiam na versão web do Google Maps: direções por transporte público (limitado a algumas áreas urbanas) e direções para caminhada. Outras melhorias no Mapas incluem mostrar endereços em pins e compartilhar localizações via e-mail.

Telefone
A Apple diz que a atualização 2.2 inclui melhorias nas funcionalidades de telefone do iPhone, incluindo uma modificação que modifica "falhas em ligações" - provavelmente quando você tenta iniciar uma ligação mas termina com uma mensagem de falha - e a ligação cai.

A qualidade de som do visual voicemail também melhorou, de acordo com a Apple.

Safari
Segundo a Apple, o software 2.2 melhora a "estabilidade e desempenho" do Safari. Além disso, a interface do navegador foi unificada para que as caixas da URL e de busca apareçam em uma única linha, com o "http://" escondido.

Suporte a podcasts
O novo update traz a capacidade para o iPhone de baixar podcasts diretamente, sem precisar se conectar ao Mac ou PC pelo iTunes. Os podcasts são baixados no aplicativo iTunes. A interface é similar à de compra de música pelo telefone, com a diferença de que os podcasts são gratuitos. Uma vez baixados, o podcast aparece na lista de podcasts do aplicativo iPod.

Outras mudanças
Se você tem muitas páginas de aplicativos no iPhone e precisa usar um que está na tela inicial, o iPhone 2.2 economiza tempo para você - basta pressionar o botão Home em vez de "virar' várias páginas.

Uma nova preferência permite ativar ou desativar a correção automática para o que você digita no teclado do iPhone.

E, abaixo da superfície, estão diversas melhorias de segurança, de acordo com a Apple.

Como sempre, a Apple escondeu alguns recursos na atualização - aqueles que foram adicionados mas não estão documentados nas notas de lançamento. Até então, encontramos alguns:

- Previews de telas capturadas agora aparecem no iPhoto - antes, elas surgiam no aplicativo do Mac como imagens em branco até que fossem importadas.

- Ao apagar um aplicativo do telefone, o iPhone pede para você avaliar o programa em uma escala de uma a cinco estrelas antes de deletar. Está incerto ainda o que a Apple faz com essa informação.

- A App Store agora mostra múltiplas telas dos aplicativos, em vez de uma só. Ao tocar em uma tela no aplicativo App Store, ele abre um slideshow.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail