Home > Notícias

Apple lança Final Cut Pro X por US$ 300

Disponível na Mac App Store para download, software suporta sistemas de 64 bits e traz nova interface; Motion 5 e Compressor 4 também estão disponíveis

Macworld/ Reino Unido

21/06/2011 às 11h42

Foto:

Já está disponível na Mac App Store,  o Final Cut Pro X, software da Apple para edição de vídeos. O software pode ser baixado por 300 dólares. Apresentado em abril, o programa chega agora com suporte para sistemas de 64 bits e interface redesenhada, entrou outros recursos.

O programa tira proveito de vários recursos do Mac OS X, como Cocoa, Core Animation, Open CL e Grand Central Dispatch, para acelerar e estabilizar seu desempenho. A nova versão, que traz um toque de iMovie (programa destinado ao usuário doméstico), oferece suporte para renderização completa em segundo plano e maior controle de edição linear.

finalcutpro01.jpg

Final Cut Pro: versão "fora da caixa" Studio Suite

Junto com o programa, chegam também o Motion 5 e o Compressor 4 (50 dólares, cada).  O primeiro deles traz ferramentas que permitem personalizar títulos, transições e efeitos. Já o Compressor oferece vários codecs, ajustes de  quadros por segundo e parâmetros de codificação de vídeo.

Os três softwares eram vendidos como parte do pacote Final Cut Studio Suite (que custava cerca de mil dólares), mas agora podem ser adquiridos separadamente, com preços mais acessíveis.

“O Final Cut Pro X é o nosso maior avanço na linha de edição de vídeo profissional desde o lançamento da primeira versão do Final Cut Pro”, afirma o vice-presidente da Apple, Philip Schiller.

“Ele é incrivelmente rápido e moderno, mas o mais importante é que ele permite a você focar na história que está contando, da maneira mais criativa, enquanto gerencia todos os detalhes técnicos”, destaca Angus Wall editor de filmes com vários prêmios no currículo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail