Home > Notícias

Apple lança Mac App Store; saiba como baixá-la

Loja de aplicativos chega com mais de mil títulos; versão brasileira já está disponível

Redação da Macworld Brasil

06/01/2011 às 11h57

Foto:

Agora é oficial: a Apple acaba de lançar a Mac App Store, loja de aplicativos para os seus computadores, que chega para tentar repetir o sucesso obtido com a versão mobile para iPhone e cia.

“Com mais de mil aplicativos, a Mac App Store está aberta, para um grande início”, declarou o CEO da Apple, Steve Jobs.  “Acreditamos que os usuários vão amar essa forma inovadora de descobrir e comprar seus aplicativos favoritos”, completou o executivo.

Para utilizá-la é preciso ter um Mac com sistema operacional 10.6 (Snow Leopard) e baixar uma atualização de software de cerca de 1GB (basta clicar no símbolo da maçã, localizado no canto superior esquerdo da tela e selecionar a opção 'atualização de software'). Outra opção é visitar o site de suporte da Apple e pegar apenas o arquivo referente à loja, que tem 144 MB.

Instalada a loja, você pode navegar pela por categoria ou fazer a busca por nome, como acontece na App Store do iPhone. Surge uma descrição do desenvolvedor, assim como reviews de usuários. Na lista de categorias estão Educação, Games, Graphics & Design, Produtividade e Utilitários, entre outras.

Conforme já havíamos noticiado, o Brasil faz parte da lista dos 90 primeiros países a receberem a nova loja online da Apple. Inclusive, o site local da empresa traz uma página com informações sobre a Mac App Store.

A instalação é um processo muito simples. Basta inserir sua senha da loja (é necessário ter uma conta) que o programa surgirá na barra dock em alguns segundos. Como no iPhone, atualizações podem ser instaladas individualmente ou em lote.

facebook foto 3D

Apesar das possibilidades criadas pela iniciativa, muitos desenvolvedores mostraram-se apreensivos. Segundo eles, a loja pode gerar uma demanda por suporte técnico que pode não ser atendida. Outro preocupação está relacionada ao processo de aprovação da Apple. “Esperamos que a Apple não repita os erros cometidos na App Store para iPhone”, declarou a empresa de software Equinux.

macappstore390x254.jpg

Mac App Store: no estilo da loja para o iOS

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail