Home > Notícias

Apple lança programa corporativo para venda de apps em grandes quantidades

Segundo a companhia, novidade chega "em breve" e inicialmente será restrita aos Estados Unidos; funcionamento é parecido com opção para escolas e não traz descontos

Macworld / Reino Unido

15/07/2011 às 10h15

Foto:

A App Store facilita a vida dos consumidores que querem baixar e instalar aplicativos em seus aparelhos iOS. Mas, e se você for dono de uma empresa e quiser comprar apps para todos seus funcionários? Para esses casos, a Apple anunciou nos Estados Unidos o chamado App Store Volume Purchase for Business Program (Programa para Compras em Volumes Maiores para Empresas), que oferece às companhias as mesmas capacidades que a empresa de Steve Jobs disponibilizou para instituições educacionais no ano passado.

Com o novo programa, o usuário corporativo cria uma única Apple ID que é especificamente usada para gerenciar compras para sua organização. Usando essa conta – que precisa ser ligada a um cartão de crédito ou de compras corporativo – as organizações podem buscar por softwares e então comprá-los em massa (no entanto, não há desconto para essas compras em grande volume; os preços são os mesmos exibidos na App Store.)

Uma vez que as compras são feitas, a Apple envia para a empresa uma lista de códigos de resgate para o app. A pessoa responsável pela distribuição do programa na companhia pode enviar os códigos para os funcionários por e-mail, permitindo que eles baixem o software ao apenas clicar no link em seu Mac, PC ou aparelho iOS. A interface de gerenciamento é atualizada à medida que os usuários resgatam seus softwares, mantendo um registro de quais códigos ainda estão disponíveis, assim como um histórico completo de compras.

Além da compra de aplicativos pela App Store, o Volume Purchase Program também permite que o usuário compre aplicativos B2B (business-to-business) customizados que empresas de terceiros desenvolvem para sua companhia. Esses programas são diferentes dos apps que podem ser desenvolvidos em uma companhia e distribuído para os funcionários, uma vez que precisam ser aplicativos pagos (custando ao menos US$10) e são desenvolvidos fora da empresa.

Apesar de o programa ainda não estar em operação, a Apple avisa que ele chega em breve. É possível encontrar um guia completo para compras em grandes volumes no site da empresa (em inglês). Não foram divulgados planos para a oferta fora dos Estados Unidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail