Home > Notícias

Apple lança recurso para combater compras fraudulentas na App Store

Usuários que comprarem na loja de aplicativos agora serão notificados por uma mensagem de confirmação do pedido

Jason Cross, da Macworld (EUA)

15/04/2019 às 15h35

Foto: Shutterstock

A Apple quer aumentar a segurança dos usuários na App Store para evitar que sejam feitas compras fraudulentas. Por isso, a gigante de tecnologia adicionou um novo recurso à loja, revelado pelo desenvolvedor David Barnard no Twitter: agora, qualquer compra in-app que feita na conta de um usuário terá um aviso de confirmação adicional após ser aprovada.

No alerta, aparecerá a seguinte mensagem: “A assinatura continuará, a menos que seja cancelada em Configurações pelo menos um dia antes do término do período de assinatura”.

A Apple enfrentou diversas fraudes por assinatura nos últimos tempos, com aplicativos que “fingem” para os usuários que eles precisam colocar suas credenciais para uma única compra, quando na verdade eles estão realizando assinaturas mensais ou recorrentes. O problema é ainda maior em dispositivos com o Touch ID, em que os usuários às vezes pressionam o botão de início para tentar sair de um aplicativo que oferece uma assinatura e, em vez disso, aprovam a compra. Recentemente, foram detectados diversos aplicativos que tentam explorar esse comportamento.

Essa é uma alteração no lado do servidor, por isso funcionará com todas as versões suportadas do iOS, sem precisar de atualização no sistema. O recurso deve ser disponibilizado gradualmente a todos os usuários da Apple.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail