Home > Notícias

Apple lança recurso para evitar que usuários comprem iPhones roubados

Nova ferramenta da empresa funciona de forma online e consegue evitar que hackers enganem sistema de autenticação com servidores alternativos do iCloud.

Macworld / EUA

02/10/2014 às 14h20

ios8_iphone6 520.jpg
Foto:

Se você está em busca de comprar um iPhone, iPad ou iPod Touch usado, a Apple agora está oferecendo uma ferramenta online que te permite verificar se o aparelho em questão já foi bloqueado pelo seu dono, o que pode indicar que ele, na verdade, foi roubado ou perdido.

O novo serviço está disponível pelo site do iCloud e não exige autenticação. Ele permite que os usuários insiram seu IMEI (International Mobile Station Equipment Identity) ou número serial de qualquer aparelho iOS para visualizar o status de Activation Lock.

O Activation Lock é um recurso introduzido no iOS 7 como parte do serviço Find My Phone no iCloud. Uma vez que estiver habilitado, o aparelho fica travado e o usuário precisa digitar a Apple ID e a senha associados com o gadget para poder usá-lo novamente.

Pelo menos é assim que o recurso deveria funcionar, mas os hackers descobriram uma maneira de burlar o mecanismo ao enganar os aparelhos bloqueados usando um servidor alternativo do iCloud.

O que muda

A nova ferramenta online da Apple pode ajudar possíveis compradores a determinar se o aparelho em questão foi roubado ou perdido mesmo que ele tenha sido destravado com ferramentas não oficiais, uma vez que a verificação de IMEI/Número Serial é feita em relação à verdadeira base de dados Activation Lock da Apple. A Activation Lock era opcional no iOS 7, mas virou padrão no recente iOS 8. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail