Home > Notícias

Apple lança SproutCore para rivalizar com Flash e Silverlight

Framework em JavaScript desenvolvido para criar aplicativos web, que funcionem no desktop, foi demonstrado no WWDC.

Macworld/Reino Unido

17/06/2008 às 12h34

Foto:

A Apple desenvolveu secretamente o SproutCore, tecnologia web que vai rivalizar com o Silverlight, da Microsoft, e o Flash, da Adobe. O SprotCore foi demonstrado para 600 desenvolvedores na conferência WWDC na semana passada.

O SproutCore é um framework em JavaScript desenvolvido para criar aplicativos web que trabalhem como aplicativos instalados no desktop. A solução foi desenvolvida fora da Apple, por Charcles Jolley, mas em breve a empresa pretende contratá-lo para a equipe de Mac - agora MobileMe.

Esta utilização do SproutCore permitiu que as aplicações fossem demonstradas no MobileMe na semana passada. O resultado foi aparentemente similar, no visual e desempenho, a seus desktops equivalentes. A demonstração também já está disponível no site da Apple.

A questão chave é que o sistema não exige que desenvolvedores fiquem presos a um padrão, como o Flash. Isto porque o SproutCore é baseado em padrões abertos de JavaScript, que faz com que seja amplamente compatível com browsers e plataformas.

Ainda é permitido executar o programa dentro do browser, sem a exigência de um plug-in: “O SproutCore é uma aplicação JavaScrit que roda completamente no browser. Ele pode funcionar muitas vezes sozinho, sem a necessidade de nenhum suporte para servidor, exceto quando fizer sentido para a aplicação. Isto permite ao desenvolvedor focar em ações que o servidor pode fazer muito bem, como salvar e restaurar arquivos reunidos e melhorar operações mais complexas. Enquanto isso, o desktop que roda o browser, pode permitir o acesso das ações do usuário com uma interface amigável que é rápida e intuitiva”, explica o site do SproutCore.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail