Home > Notícias

Apple lança “universidade” para aplicativos do iPhone

Pacote gratuito permitirá que alunos desenvolvam aplicações para iPhone e criem equipes de desenvolvimento de mais de 200 alunos.

Macworld/EUA

23/09/2008 às 11h47

Foto:

Para que estudantes possam aprender sobre o desenvolvimento do iPhone, a Apple lançou, na semana passada, o iPhone Developer University Program.

A ferramenta permite que instrutores e professores criem equipes de desenvolvimento com mais de 200 estudantes. Os alunos podem utilizar diversas ferramentas para criar aplicativos inovadores para o aparelho.

A equipe poderá testar, eliminar erros e otimizar suas aplicações usando o Xcode ou coletando dados em tempo real do Instruments. Um documento de sigilo (NDA) impede que desenvolvedores de iPhone discutam as técnicas internas e externas dos programas para iPhone.

Não se sabe se a Apple irá criar acordos separados para o programa universitário, especificando a permissão da discussão ou se o atual NDA será reformado em alguns aspectos.

Além de permitir a criação de equipes de desenvolvimento, o serviço oferece todas as ferramentas que os desenvolvedores de iPhone têm acesso, incluindo os recursos do iPhone SDK e o iPhone Dev Center.

O programa padrão de desenvolvimento da Apple custa 99 dólares se o usuário desejar testar os aplicativos no dispositivo, mas o programa universitário é gratuito e confere os mesmos benefícios. A Apple também oferece o programa corporativo Enterprise Development, que custa 299 dólares, para empresas com mais de 500 funcionários que pretendem desenvolver suas próprias aplicações.

O iPhone Developer University Program também permite que os estudantes compartilhem seus aplicativos por e-mail ou em sites privados para apresentações. Os estudantes podem ainda incluir as aplicações na App Store, loja de aplicativos da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail