Home > Notícias

Apple lembra usuários que serviço MobileMe acaba neste sábado, 30/6

Em e-mail, companhia também pede para que clientes não esqueçam de fazer migração de seus dados para o iCloud. Anúncio de fim foi feito há mais de um ano.

IDG News Service / EUA

25/06/2012 às 16h36

Foto:

A Apple voltou a alertar os assinantes do MobileMe que vai "puxar os fios" do seu serviço de armazenamento e sincronização no final deste mês. 

Em um e-mail enviado para os usuários da ferramenta neste sábado, 23/6, a empresa lembro-os que eles tem apenas sete dias para baixar seus arquivos e fotografias das seções iDisk e Gallery, respectivamente, e para movê-los para seus sites a partir da seção iWeb do MobileMe.

A companhia anunciou pela primeira vez o fim do MobileMe há mais de um ano após ter revelado o substituto iCloud. Na época, a Apple afirmou que o MobileMe sumiria em 30 de junho de 2012, e estenderia todas as assinaturas até essa data para permitir que os usuários pudessem migrar seus dados.

“Baixe seus arquivos e fotos”, afirmou a Apple no e-mail de sábado. “O MobileMe se encerra em 30 de junho. Lembre-se de baixar suas fotos do Gallery, arquivos do iDisk, e mover seus sites do iWeb antes dessa data.”

Após o próximo dia 30, qualquer arquivo, foto ou site ainda armazenados com o MobileMe ficarão inacessíveis. 

A Apple alertou os usuários do MobileMe por várias vezes sobre o fim do serviço, sendo que a mais recente foi em 1/6 quando disse aos seus consumidores que eles tinham 30 dias para completar sua migração.

As mudanças de local dos arquivos são necessárias porque o iCloud não possui serviços comparáveis ao Gallery, iDisk e iWeb. O Gallery foi substituído pelo “Photo Stream”, o recurso de compartilhamento de fotos baseado na nuvem que automaticamente envia todas as fotos tiradas em um aparelho iOS ou importadas para um computador pessoal.

Os assinantes do MobileMe que fizerem a mudança para o serviço gratuito iCloud podem manter seu endereço de e-mail, e seus contatos, e-mails, calendários e favoritos são automaticamente migrados.

O iCloud exige o Snow Leopard, Lion (OS X 10.7) ou o ainda inédito Mountain Lion (OS X 10.8) – que deve começar a ser vendido no próximo mês. O serviço na nuvem da Apple também está disponível de forma gratuita para os usuários de iPhone, iPad ou iPod Touch com o iOS 5.0 ou versão mais recente.

O MobileMe foi lançado em 2008 pela Apple, mas nunca “pegou”. Além de custar 99 dólares por ano, a ferramenta enfrentou alguns problemas como sincronização lenta e quedas do serviço de e-mail, que impediram uma maior adoção.

Para tirar suas dúvidas sobre a migração do MobileMe para o iCloud, é possível acessar um FAQ (perguntas mais frequentes, em inglês) que a Apple disponibilizou em seu site oficial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail