Home > Notícias

Apple leva iOS para os carros com o novo sistema CarPlay

Plataforma chegará a carros selecionados em 2014 e será expandida para mais modelos no próximo ano. Usuário poderá usar assistente Siri com comandos em voz.

TechHive / EUA

04/03/2014 às 10h32

carplay_43501.jpg
Foto:

A iniciativa “iOS no carro” da Apple chegará ao mercado neste ano, com um novo nome: CarPlay. Primeiramente, o sistema chegará a carros selecionados de fabricantes como Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo neste ano. Diversas outras montadoras, incluindo Ford, Chevrolet, Toyota, e Nissan, se comprometeram a dar suporte ao CarPlay em modelos futuros.

A Apple já oferece algum tipo de integração com automóveis por meio do Siri Eyes Free, que permite aos motoristas controlarem o assistente virtual da empresa via Bluetooth com um botão no volante. Mas a integração do CarPlay é muito mais profunda, permitindo ao iOS “dominar” todo o sistema de entretenimento.

Em vez de colocar o iOS diretamente no painel, os fabricantes vão fornecer um conector Lightning para o usuário plugar seu iPhone. O aparelho então permite o uso do sistema, para que as pessoas possam aproveitar recursos como visualizar caminhos pelos Apple Maps, ouvir música, atender a ligações telefônicas e responder mensagens de texto simplesmente ditando as respostas em voz alta. Alguns aplicativos de terceiros também vão suportar o CarPlay, incluindo Beats Radio, iHeartRadio, Spotify, e Stitcher, com mais apps a caminho.

Todos os carros do CarPlay terão suporte para controles de voz, para que os usuários possam ativas o Siri ao apertar um botão no volante. Alguns carros também terão botões touchscreen para o CarPlay, enquanto que outros terão chaves ou botões. O sistema vai exigir um iPhone 5 ou modelo mais novo, rodando o iOS 7.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail