Home > Notícias

Apple libera atualização que evita captura de dados do iPhone

Problema, relacionado à privacidade dos usuários, gerou investigação no Congresso dos EUA e processos contra a empresa

Daniel dos Santos, Now! Digital

04/05/2011 às 15h07

Foto:

Em resposta às críticas geradas por conta do serviço de localização do iPhone, que armazenava dados de usuários do smartphone da Apple mesmo com o recurso desabilitado, a empresa acaba de liberar o iOS 4.3.3. O update para o sistema operacional, segundo a companhia, apaga totalmente os dados armazenados quando o Location Services está desligado.

No mês de abril, pesquisadores da área de segurança Pete Warden e Alasdair Allan, revelaram que o smartphone da Apple registrava informações sobre localização com frequência e depois compartilhava esses dados com o computador, toda vez que usuário sincronizava o celular.

Com o uso de um programa, segundo os especialistas, é possível capturar esses dados, o que significa que qualquer um que tenha acesso ao aparelho pode saber com certa facilidade por onde o dono do celular tem andado. E isso não é tudo: o smartphone coletava e armazenava dados de posicionamento mesmo com o recurso de localização desligado.

O caso gerou uma investigação do Congresso dos Estados Unidos e até processos de usuários contra a Apple, por conta de acusações de violação de privacidade. A Apple admitiu o problema (chamado de bug) e prometeu uma correção, lançada hoje (4/5).

Aatualização do software pode ser feita conectando seu equipamento ao iTunes do computador, e é compatível com o iPhone 4 e 3GS, iPod Touch de terceira e quartas gerações e iPad (1 e 2).

.ios433

iOS 4.3.3: resposta da Apple às criticas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail