Home > Notícias

Apple libera atualização que remove malware Flashback

Depois de oferecer update que corrigia vulnerabilidade, companhia lançou recurso para remoção das variações do Trojan que afetou mais de 600 mil máquinas

Macworld / EUA

13/04/2012 às 11h33

Foto:

Como prometido, a Apple liberou outra atualização do Java do OS X, desta vez com um ferramenta capaz de remover o malware Flashback de Mac infectados. 

O Cavalo de Troia, que se tornou famoso no fim do ano passado, foi responsável por afetar mais de 600 mil máquinas - 2 mil deles apenas no Brasil. A variação mais atual do malware poderia ser instalada sem a necessidade da senha de administrador, apenas com o usuário visitando um site infectado pela praga virtual. 

Leia mais
Após ameaça Flashback, dispara procura por pacotes de segurança para Macs
Opinião: o maior risco para a segurança do Mac é você mesmo
App gratuito verifica e corrige malware Flashback no seu Mac

No começo de mês, a empresa liberou um update do Java que corrigia a vulnerabilidade explorada pelo trojan e, com essa atualização adicional, é possível ir um passo à frente e remover as formas mais comuns do malware. O pacote também reconfigura o plugin do Java para que os miniaplicativos sejam desativados por padrão na máquina. 

Entretanto, caso o usuário queira ativar a execução automática do plugin, basta abrir as preferências do Java a partir de um app localizado na pasta /Aplicativos/Utilitários. Depois de um período indeterminado que a máquina não rodar miniaplicativos Java, o Mac irá desligar a auto-execução automaticamente.

A Apple recomenda enfaticamente que todos os usuários Mac que possuem o Java instalado façam a atualização. O update está disponível através da Atualização de Software. Vale lembrar que até o fechamento da reportage, a Apple não havia disponibilizado o update em sua página de downloads. 

imacvirus01.jpg

Trojan já pode ser removido com segurança do Mac

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail