Home > Notícias

Apple libera download do iOS 9; saiba como atualizar

Pronto para instalar a nova versão do sistema operacional da Apple? Aqui segue um passo a passo de como fazê-lo no seu iPhone, iPad ou iPod touch

Da Redação, com IDG News Service

16/09/2015 às 15h04

install iOS9_625.jpg
Foto:

A Apple liberou nesta quarta-feira (16) a versão mais atualizada de seu sistema operacional. A partir de hoje, usuários de iPhones, iPads e iPods touch podem migrar para o iOS 9. 

Bem, se você é um dos muitos usuários animados com a nova versão, mas não tem muita certeza se os seus aplicativos vão funcionar direito, não baixe imediatamente o iOS 9. Talvez seja mais prudente esperar a Apple lançar a primeira grande atualização do iOS 9, que pode resolver alguns dos bugs que você teme encontrar e também dá tempo de desenvolvedores atualizarem suas aplicações. 

Vale lembrar que alguns recursos do iOS 9 não funcionarão direito se seu dispositivo for anterior ao 4S e iPad 2. Nesse caso, considere deixar a atualização de lado até que você tenha mais informações sobre como o novo sistema operacional opera em seu dispositivo. A seguir, listamos um passo a passo que guiará você até a instalação completa do iOS 9 em seu aparelho. Vamos lá.

Faça o seu back up

Ressaltamos o conselho universal: antes de você atualizar para o iOS 9, lembre-se de fazer o back up de todos os seus dados. Você pode fazer isso via iTunes no seu Mac – que é a forma mais rápida – ou ainda para o iCloud, o que pode ser mais conveniente. 

Feito isso, você tem duas formas de instalar o novo sistema: diretamente no seu aparelho via conexão wi-fi ou através do iTunes com seu dispositivo conectado no seu computador. 

Se optar pela primeira via, você precisará de uma série de gigabytes livres disponíveis. Caso não tenha espaço suficiente para armazenamento, use o iTunes no seu Mac. 

Instalando diretamente

Uma questão importante: tenha certeza de que há bateria suficiente para fazer a migração. Qualquer coisa acima de 60% já está valendo, mas quanto mais fraca for sua conexão wi-fi, mais ela exigirá de tempo de bateria, certo? Então, não seja ousado, coloque seu aparelho na tomada. 

Pronto. Acesse o app Configurações no seu aparelho e vá na opção Geral.

Você provavelmente verá que a Atualização de Software já tem uma marcação. Clique nela. 

Uma tela aparecerá dizendo que o iOS 9 se encontra disponível. Oras, clique no botão para instalá-lo. O download e a instalação levarão apenas alguns minutos. 

Instalando através do iTunes no seu Mac

Conecte seu dispositivo iOS ao seu Mac usando um cabo e depois entre no iTunes. 

Se este já souber que a atualização está disponível, então um alerta pop up aparecerá e perguntará se você quer fazer a atualização.  

Caso você não encontre o alerta, clique no ícone no dispositivo na parte esquerda superior e clique no guia resumo na coluna esquerda. Na janela direita, clique para Checar nova atualização. Se estiver disponível, a nova versão do iOS 9 para o seu aparelho começará a baixar no seu computador.

Um novo começo

Para muitos usuários, um novo sistema operacional significa também uma renovação para o seu aparelho. Talvez você tenha instalado muitos aplicativos e queira usar essa oportunidade para começar do zero e instalar apenas aqueles que você realmente precisa. Qualquer que for a razão para isso, você pode limpar o seu aparelho e depois instalar o iOS 9. 

Isso é feito ao restaurar seu dispositivo usando iTunes. Isso leva mais tempo do que apenas atualizar o sistema operacional, e isso não incluiu o tempo que leva para reinstalar os aplicativos, claro. Aqui vai uma forma de como restaurar e depois instalar o iOS 9.

Conecte seu aparelho móvel no seu Mac usando um cabo e depois acesse o o iTunes. 

Clique no ícone do aparelho e depois na opção Resumo na coluna esquerda. 

Na janela direita, clique no botão Restaurar. Você será perguntado se deseja realizar o back up, caso você não tenha feito isso em um tempo, talvez seja uma boa oportunidade para fazê-lo. 

Confirme a restauração, caso você tenha certeza disso.  O iTunes irá restaurar o seu dispositivo usando o iOS 9. Isso vai levar um tempo. 

Quando o processo estiver completo, o iTunes irá perguntar se você deseja configurar como um novo dispositivo, ou restaurar de um backup.

Se você restaurar de um novo dispositivo, você terá de informar as configurações de Wi-Fi, sua ID para Apple, Siri e mais. Aí, você poderá usar o iTunes para determinar quais apps você quer instalar no seu aparelho. 

Se você quiser restaurar de um backup, você precisará selecionar um arquivo de backup que o iTunes usará para restaurar o aparelho. 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail