Home > Notícias

Apple libera ferramenta de recuperação do Lion

Recurso permite que usuário crie partição de emergência do sistema operacional em um pendrive, caso o disco rígido do Mac seja comprometido

Macworld/EUA

09/08/2011 às 15h14

Foto:

A Apple disponibilizou o Lion Recovery Disk Assistant, uma ferramenta que permite ao usuário criar um volume de recuperação do novo sistema operacional da Apple em um disco rígido externo. 

Como o Lion está atualmente disponível apenas como Download na Mac App Store, não há DVD pelo qual seja possível fazer o boot do sistema caso haja problemas no disco de inicialização e seja necessário reparar ou mesmo formatar o HD.

Por causa disso, a empresa criou o Lion Recovery, uma partição que é incluída no Lion que permite reinstalar o sistema operacional, reparar o volume a partir do Utilitário de Disco, restaurá-lo a partir de um backup do Time Machine ou navegar na web com o Safari. 

Leia mais
Review: Teste: Mac OS X Lion agrada, mesmo com mudanças radicais
Vídeo: conheça os 10 principais recursos do Lion

De acordo com o guia de instalação do Lion, pelo fato de que a partição de recuperação é, de fato, parte do disco rígido ou drive de estado sólido interno do Mac, se este volume estiver com problemas de acesso no mapeamento de partições, esse recurso pode ser tornar inacessível. 

Com o Lion Recovery Disk Assitant, é possível replicar todos os recursos dessa partição integrada em um disco rígido USB ou mesmo um pendrive, desde que tenha no mínimo 1 GB de espaço livre. A Apple afirma que quando o assistente terminar o processo, a nova partição não será visível no Finder ou no Utilitário de Disco. Para acessá-la, é preciso reiniciar o computador, segurando a tecla Option, e selecionar a opção Recovery HD. 

A Apple também postou um documento de suporte chamado “About Lion Recovery Disk Assistant” no site da empresa, com mais detalhes. 

 

lion300
Recuperação do sistema pode agora ser feita com ajuda de um pendrive ou HD externo

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail