Home > Notícias

Apple libera fórum de discussão para iPhone

Companhia desiste do acordo de não divulgação de informações, que barrava a troca de informações entre desenvolvedores, e abre fóruns de discussão.

Macworld/EUA

27/10/2008 às 10h29

Foto:

Como prometido pela Apple no começo de outubro, a companhia atualizou o termo de não divulgação (NDA, em inglês) para desenvolvedores do iPhone. Agora, eles podem discutir informações sobre a criação de software para o telefone, e até têm um fórum para isso.

O NDA original do kit de desenvolvimento de software do iPhone impedia que os programadores trocassem informações. Os desenvolvedores criticaram a Apple, que até então não permitia a criação de um grupo de discussões ou um fórum para os desenvolvedores.

No começo deste mês, a Apple disse que planejava modificar o NDA. A companhia informou que criou as restrições para proteger suas invenções de roubo por terceiros, mas reconheceu que "colocou um fardo enorme nos desenvolvedores e outros interessados em ajudar no sucesso do iPhone."

Entretanto, a revisão do contrato obriga os desenvolvedores a continuar honrando a confidencialidade de qualquer software antes do seu lançamento.

Um novo fórum, aberto aos programadores registrados, também foi criado na área de desenvolvedores do site da Apple. A companhia lista os fóruns como beta e os chama de “ambientes colaborativos”, nos quais os desenvolvedores podem postar questões e discutir tópicos de desenvolvimento do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail