Home > Notícias

Apple libera nova versão do Mac OS X Lion para desenvolvedores

Terceiro preview do sistema da empresa para desktops e notebooks traz lista de leituras no Safari e novos papéis de parede

Macworld / Reino Unido

16/05/2011 às 15h11

Foto:

A Apple lançou neste final de semana o terceiro preview para desenvolvedores do seu aguardado sistema Mac OS X 10.7 Lion - as versões anteriores foram liberadas, respectivamente, em abril e janeiro deste ano.

Entre os novos recursos presentes está o Reading List (algo como Lista de Leituras), uma função do navegador Safari que te permite pegar o conteúdo de páginas da web para visualizar depois.

A ferramenta já havia sido incluída na versão anterior do sistema para desenvolvedores, mas estava desabilitada – esse novo preview é o primeiro a trazer a função disponível.

O Reading List é parecido com o aplicativo Instapaper, para iPhone, e sugere que a Apple manterá sua promessa de que o Lion traria a “união” de elementos do OS X e do iOS.

Segundo o site MacStories, outras novidades desse terceiro preview incluem mais papéis de parede, uma nova animação de boot e elementos gráficos da barra de ferramentas do Finder.

Já o It´s All Tech afirma que a recém-liberada versão inclui mais Reminders (Lembretes) do iCal, um novo botão desktop no Dashboard, novas opções de clique com o botão direito, melhor compatibilidade com telas externas e um aplicativo do recurso Mission Control – que traz o Expose, o Spaces e o Dashboard juntos para melhor controle sob os aplicativos abertos.

O Xcode 4.1 Developer Preview 5, uma nova versão prévia do ambiente de desenvolvimento do Mac OS X, também foi lançado no final de semana.

Além disso, a "maçã"  liberou um preview para desenvolvedores do Mac OS X 10.6.8, segundo o site Apple Insider. Essa provavelmente será a última atualização do Snow Leopard antes que o Lion seja lançado, no próximo trimestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail